Festa do Bodo de Leite no ''Açores Farm''
com muita animação e alegria
Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com Agosto de 2009
No passado domingo dia 30 de Agosto, realizou-se na propriedade do ''Açores Farm'' de José e Maria Pereira em Grand Vally-Guelph, a tradicional festa anual do ''Bodo de Leite'', que apesar do tempo desagradável que se fazia sentir com muito vento e frio.
José Pereira, Maria Pereira, Victor Martins, Maria Lemos, Tibério e Tony Freitas
A festa esteve animada e divertida e contou com a participação de muitos amigos e familiares do casal que já há muitos anos mantêm esta tradição nesta região do Ontário. José Pereira é natural da Silveira e Maria Pereira é natural do lugar das Terras da freguesia sede do concelho das Lajes do Pico – Açores e criam o gado na sua propriedade adjacente á sua moradia e reúnem-se com os portugueses para “matarem” saudades desta antiga tradição da sua terra natal.
O casal picoense, Judite e Jorge Silveira que celebraram 25 anos de casados
Esta tradicional festa do ''Bodo de Leite'' também é realizada anualmente no lugar da Almagreira, da freguesia sede do atrás citado concelho das Lajes do Pico - Açores. Não é a tradição mais antiga da ilha do Pico, mas é provavelmente a que tem mais significado para os locais e para muitos emigrantes. Trata-se do Bodo de Leite, uma festividade que ocorre anualmente na mata da Almagreira. O dia é dedicado à padroeira dos pastores, Santa Isabel e este ano foi comemorou-se o 49º. Aniversário. Ali esperam que o sacerdote benza os terrenos, celebre a missa campal, para só depois benzer todos os animais. Em seguida ordenham as vacas e oferecem o leite quente ás pessoas presentes. O povo junta-se para celebrar este dia levando o seu farnel, estendem uma manta no chão e ali passam longas horas a aproveitar a quietude da mata. Ao longo do dia há cantorias, chamarritas e música para dançar. Encontram-se amigos de longa data, trocam-se palavras, contam-se novidades, mas acima de tudo festeja-se o dia do leite.
Titiana Silveira e Victor Martins
A festa no ''Açores Farm'' começou como manda a tradição com a ordenha das vacas e a distribuição do leite aos presentes. Muitas famílias levaram o seu farnel e participaram na festa. O casal Pereira também ofereceu a tradicional comida picoense, como a línguiça, inhames, bifanas, favas, feijão, bolo de sertã e sopas do Espírito Santo.
A garrafa, o pepino a aguardente e cantor João Marques
No decorrer do dia aconteceu muita animação e alegria com jogos tradicionais para os adultos e crianças, cantorias ao desafio entre Maria de Jesus Martins e Tibério e a actuação dos artistas: Victor Martins e João Marques. Também Jerry Lemos com o seu violão cantou para os presentes acompanhado da esposa Maria Lemos. O som e a música para dançar estiveram a cargo do T&M - DJ Mix 2000 de Tony Freitas de Waterdown-Hamilton. O cançonetista Victor Martins que recentemente regressou duma digressão á ilha das Flores nos Açores e a jovem Tatiana Silveira vinda do Pico, interpretaram juntos uma canção e no final foram muito aplaudidos.
O gado no Farm do pastor José Pereira,
conhecido também na sua terra natal de (José do gato)
A surpresa da tarde foi para o casal Jorge e Judite Silveira, que se encontram de férias no Canadá vindos da ilha do Pico, que foram agraciados com um bolo de aniversário dos 25 anos de casados, pelos amigos José e Maria Pereira.
A bezerra de 17 meses que dei cria e já é mãe e o José!
Também manteve-se uma tradição do casal do Açores Farm. Trata-se de uma garrafa com um pepino que cresceu lá dentro da mesma, que contem aguardente a qual foi oferecida a todos os que a quiseram provar. Agradecemos o convite para participar nesta festa do Bodo de Leite e aqui deixamos o registo dos parabéns ao casal que organizou estes festejos e mantêm esta tradição açoriana em terras do Canadá.
Bem Hajam!
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: