As festas em Honra do Bom Jesus Milagroso na Ilha do Pico tiveram lugar em três paróquias picoenses: Criação Velha,no Domingo, dia três de Agosto e, no dia 6, em São Mateus e Calheta do Nesquim. Em São Mateus fica o Santuário Diocesano, onde este ano D. Arquiminio Rodrigues da Costa foi convidado a presidir à solenidade, que é antecedida pela novena que começou no dia vinte e oito de Julho, cuja proclamação da palavra ficou a cargo dos Padres: Teodoro Medeiros e Ricardo Tavares. Por outro lado na Calheta do Nesquim o Pároco, Paulo Silva, reflectiu sobre a palavra de São Paulo, concluindo-se na quarta-feira (dia 6), com a Missa Solene e pregação a cargo do Padre Marco Gomes, Pároco das comunidades de São Roque e Santo António.
Na Véspera, quem se deslocou á Calheta pôde apreciar os fados e tomar parte no baile que foi abrilhantado pelo Conjunto SEM DESTINOS. Após as celebrações Eucarísticas e da monumental procissão, caso da do Bom Jesus em São Mateus, houve o arraial que foi abrilhantado por diversas filarmónicas, destaque para a deslocação da Filarmónica União Faialense da Freguesia das Angústias do Faial, que actuou antes, durante e após a procissão na Calheta de Nesquim.
Muitos foram os romeiros, que a pé, foram até ao Santuário do Bom Jesus em São Mateus, no entanto de ano para ano são cada vez menos as pessoas que se incorporam naquele cortejo religioso, talvez por estar a decorrer também na Ilha vizinha, a do Faial, a Semana do Mar.