topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Bradford reuni-se para ajudar


BRADFORD REUNIU-SE PARA AJUDAR A ASSOCIAÇÃO DE CARAPELHOS

Texto e Fotos: Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

 

Um estabelecimento comercial em Bradford

No dia 29 do passado mês de Novembro, uma representação de ADIASPORA.COM, deslocou-se até à cidade de Bradford, na província do Ontário, distante da Cidade de Toronto cerca de 40 minutos, para assistir, no Centro Cultural Português de Bradford Inc., a um jantar que teve como finalidade única, a angariação de fundos para a Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo – freguesia de Carapelhos, do concelho de Mira do Distrito de Coimbra. Esta Associação fundada há 17 anos, funciona simultaneamente como apoio ao domicílio a 33 idosos da freguesia e como centro de ATL, dando assistência a 54 crianças, mas em instalações provisórias.

Centro Cultural Portugues de Bradford Inc.

Os fundos angariados neste jantar dançante, onde compareceram mais de 400 pessoas, foi todo encaminhado para a construção do Centro Social acima referido, onde vai ser instalada uma creche. Esta obra teve início com o lançamento da primeira pedra, no dia 28 de Maio do corrente ano e já se encontra em fase adiantada de construção, uma vez que as paredes já se encontram rebocadas e o tecto já está a ser devidamente colocado. Depois de ultrapassadas diversas dificuldades burocráticas, - que sempre emperram as obras em Portugal-, a obra foi financiada pelo projecto PARES, que pagou cerca de 35% do custo total da obra que está orçada em 750 000 euros (150 mil contos, moeda antiga).

Gabriel Pinho a proferir a sua alocução

Como todos os terrenos da freguesia pertencem a particulares, porque a autarquia não possui terrenos próprios, o espaço onde está a ser construído o Centro custou a avultada importância de 100 000 euros, mas já se encontra na totalidade saldada. A deslocação ao Canadá depois de terem estado em França, para onde parte da população da freguesia também emigrou, teve como finalidade esclarecer e responsabilizar os naturais daquela freguesia que aqui estão radicados há muitas décadas, - mas apesar disso, mantém o contacto com o seu rincão natal -, sobre aquela monumental obra e sobre as dificuldades que a Associação sente ao concluí-la para além de terem proporcionado aos habitantes do lugar da capital do nabo, residentes em terras da estranja, momentos de convívio e de sã camaradagem que são apanágio destas gentes Beirãs e Portuguesas. Depois de estarem em Hamilton, Toronto e London, em Bradford, sentiram-se em casa.  Segundo as palavras elogiosas e sensibilizadas do Presidente da Direcção do Centro, Gabriel Miranda Pinho, - que teve como acompanhantes os membros da Direcção: Manuel Santos Ventura, Fernando Santos Conceição, Manuel Joaquim Simões Beato e Carlos Simeão -, deslocaram-se a expensas próprias, mas nesta cidade (Bradford) e naquele amplo e bem decorado Salão Português que os acolheu, sentiram-se como que em casa.

Os cozinheiros e o director do portal Adiaspora.com

O jantar que foi preparado por um grupo de cozinheiros voluntários, secundados pelas ajudantes: Idalina Correia, Anabella Pereira, Sónia Oliveira, Cristina Oliveira, Tina Marques, Tina Pereira, Lucy Balugas, Teresa Janeiro, Lourdes Paz, Joana Janeiro e Mariana Miranda, constou de sopa, bife acompanhado com batata, arroz e salada e a sobremesa teve doces para todos os gostos.

As ajudantes

António César da CHIN Radio, esteve presente como apresentador da noite e o cantor natural da Ribeira Grande da Ilha de São Miguel, Herman Vargas, brindou-nos com uma actuação bastante conseguida e gratuita. O baile que terminou cerca da uma da madrugada, foi abrilhantado pelo afamado conjunto Mexe-Mexe. João Marques, o organizador deste evento e seus pares, estão de parabéns porque mais uma vez responderam ao apelo dos seus irmãos de Carapelhos, cuja gratidão foi largamente elogiada pelo representante da Delegação, Gabriel Pinho, a quando da sua intervenção.

João Marques, João Paz e José Ferreira

Durante os contactos que estabelecemos, apraz-nos registar, para além da maioria presente neste jantar ser portuguesa, também privámos, na mesa que simpaticamente nos foi destinada, com Marian Wite, uma neta de um pescador português que na Terra Nova deixou um rebento, mas que nunca teve conhecimento de tal facto. O Presidente do Centro Social Português de Bradford Inc., é um Jorgense de gema, João Paz, que há algumas dezenas de anos se radicou neste País e foi ele que fez as honras da casa. Mas Açorianos e Portugueses aqui coabitam como se irmãos fossem e disso damos testemunho e registamos com satisfação. Aqui também referenciamos o nome dos órgãos da comunicação social que existem em Coimbra e arredores que contribuem para o conhecimento desta Região da Beira Litoral de Portugal Continental: Voz do Mira, Gandarês, Diário de Coimbra e Beiras. Servindo-nos da aceitação e da galeria que temos através do ciber-espaço aqui deixamos e a pedido expresso do Presidente da Associação, os números das contas bancárias para que possíveis interessados se solidarizem com esta causa e possam contribuir monetariamente.

Centro Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo

O sonho já é uma realidade!

Banco Montreal – conta 39948067275
NIB – 004534404022365294982
O endereço electrónico é: assccb@sapo.pt

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007