topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Cais Agosto


Pico - Açores

CAIS AGOSTO

Paulo Luís Ávila (Texto e Fotos)
Adiaspora.com


Na Vila de São Roque, mais concretamente no lugar do Cais do Pico, aconteceu no passado dia 31 de Julho, o Festival CAIS AGOSTO, com a cerimónia de abertura e a inauguração das Exposições de artesanato, no Edifício da Portugal Telecom. No Centro Multimédia a exposição de fotografia da autoria de Rui Silva, um artista natural de São Roque, que já foi premiado a nível nacional foi o principal chamariz daquele recinto e lá ainda pode ser apreciada a exposição permanente dos rostos pintados dos baleeiros do Cais do Pico e da única mulher que trabalhou na indústria da baleia, Palmira da Conceição Rodrigues, por sinal ainda viva. A apresentação do Livro A Mulher e o Trabalho nos Açores e nas Comunidades, não foi apresentado pela autora, devido a um acidente que aconteceu à mesma escritora. Durante o arraial houve concertos musicais e actuaram as Filarmónicas, Lira Fraternal Calhetense e a Liberdade do Cais do Pico.

No palco instalado na Praceta dos Baleeiros em Frente ao Museu da Indústria Baleeira, actuaram o conjunto Last Floor, tendo a noite terminado com a banda Micaelense, Rock on Stock. No dia imediato, 1 de Agosto, para além das diversas provas desportivas, actuaram as Filarmónicas, Recreio União Prainhense e a Azores Band of Escalon da Califórnia. Depois actuou a banda Bandarra e a fechar a noite, a banda, Mundo Secreto. No sábado 2 de Agosto, p.p., as regatas em botes baleeiros, levaram até ao Norte 26 botes baleeiros, e destaco aqui a representação da Ilha das Flores e da Ilha Graciosa. A primeira, foi a regata à vela e nela participaram as 26 canoas baleeiras.

Em primeiro e segundo lugar ficaram as canoas das Lajes respectivamente , Liberdade e Ester e em terceiro lugar ficou a Maria da Conceição da Horta. Na regata a remos em masculinos competiram oito botes e a classificação ficou assim ordenada: Primeiro, Maria Armanda, das Lajes, segundo, Boavista das Ribeiras e em terceiro lugar o Ester, das Lajes. Em remos femininos à partida estavam cinco botes. Em primeiro lugar chegou à meta o bote das Lajes, Maria Armanda; em segundo cortou a linha de chegada o bote, Maria da Conceição da Horta e em terceiro lugar, o bote Ester, das Lajes. Antes das exibição das marchas, actuaram as filarmónicas: União Artista de São Roque e a Recreio Santamarense. As marchas que desfilaram pela Avenida Marginal foram: Marcha da Almagreira, Marcha da Feteira, Marcha dos Flamengos, estas duas últimas vindas da Ilha do Faial e por último a Marcha da Casa do Pessoal do Hospital de Angra do Heroísmo, da Ilha Terceira.

Ontem, último dia das festas, houve o Cortejo Etnográfico, o desfile de motociclos, a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso, a actuação da Tuna da Escola Profissional do Pico e a terminar o espectáculo musical com a Banda Agosto. O encerramento foi com o tradicional Fogo de Artifício.

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007