topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Casa dos Açores


Toronto, Ontário - Canadá

ANIVERSÁRIO DA CASA DOS AÇORES DO ONTÁRIO

Carlos e Natividade Ledo (Texto e Fotos)
Adiaspora.com


As Entidades distinguidas com o Açor de Ouro

A “Casa dos Açores do Ontário”, sediada na cidade de Toronto, Canadá, mais uma vez esteve em grande festa, através da sua já tradicional e anual “Semana Cultural Açoriana”, contando já com a sua décima primeira edição, a coincidir com as celebrações do Vigésimo Terceiro Aniversário da respectiva casa. Este evento foi mais um sucesso e mais um marco histórico na vida desta casa. Os Açores e o seu povo açoriano, têm uma rica cultura, que aos poucos vai sendo divulgada. Formado por nove “pérolas” ricas em belezas naturais, também há gente cheia de talento, tanto nas artes musicais, como nas artes manuais, verdadeiros (as) artistas, que se distinguem nas mais variadas artes, mas que por vezes são poucos divulgados. Estes talentosos artesãos e artesãs, merecem que os seus trabalhos sejam levados ao conhecimento de todos, mas duma forma diferente. Quando estes trabalhos forem expostos, terá que haver futuramente um espaço para que o público veja como são executadas essas magníficas obras para que deste modo haja um contacto directo com estes desconhecidos (?) artistas, que são por vezes ignorados pelas suas próprias comunidades em que estão inseridos.

Pintura de Hildebrando Silva
enriquecendo uma das paredes da Sede da Casa dos Açores

Todas estas celebrações tiveram a duração de sete dias, e iniciaram-se no dia 2 de Novembro de 2008, tendo terminado na noite de sábado, dia 8 do referido mês, com a extensão de mais um almoço no domingo dia 9, de despedida da ‘estrela do futebol’, que foi um dos convidados da Casa, Pedro Miguel Carreiro Resendes, conhecido mundialmente na gíria futebolística, com o cognome de “PAULETA”. Este atleta, símbolo dos atletas açorianos, havia chegado a Toronto acompanhado de seu pai, Manuel Resendes, na sexta-feira, dia 7. 

Em destaque membros da Casa e representantes da soberania
do Canadá e de Portugal

Esta “Semana Cultural Açoriana” teve como tema, “Azoreans At Work / O Fruto do Trabalho” e teve início com a Sessão Solene da abertura oficial no domingo dia 2 pelas 15h.30m. O tema escolhido foi uma forma de homenagear os muitos milhares de açorianos que escolheram viver, em terras do Canadá, sem esquecer o nosso Portugal e os queridos Açores, como manda a tradição da casa. Antes do início dos trabalhos e o protocolo, foram entoados os respectivos Hinos Nacionais, na voz de Isabel Sinde. Muitas foram as entidades presentes, das quais salientamos: Peter Fonseca,(Ministro do Trabalho), Mário Silva (Deputado Federal), Joe Pantalone, Vice-Presidente da Edilidade de Toronto e ainda alguns Vereadores Municipais, tais como, Adam Giambrone, César Palácio, sem esquecer a presença de Sua Excelência, Maria Amélia Paiva,(Cônsul Geral de Portugal em Toronto).

Algumas das Individualidades presentes

Falou em primeiro lugar o Presidente da Assembleia Geral, João Botelho, que agradeceu a presença de todos, tendo falado a seguir, Carlos Botelho, (Presidente do Executivo), e depois foram lidas, entre outras, as mensagens do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, da Directora Regional das Comunidades, Dra. Alzira Maria Serpa Silva, seguindo-se a abertura das exposições, passando-se posteriormente à primeira intervenção da noite a cargo do Professor Catedrático, Dr. José Carlos Teixeira, a leccionar em Okanagan, British Columbia, Canada, subordinada ao tema “A Ética do Trabalhador Açoriano”, com apresentação do vídeo “Fruto do Trabalho”, uma produção de Bill Moniz, posteriormente actuando o artista da comunidade, Miguel Cordeiro.

Mathew Correia e Stephanie Arruda em representação da juventude da Casa

Na segunda-feira dia 3, a palestra versava o tema “O Trabalhador Açoriano uma perspectiva histórica” e esteve a cargo da Professora Dra. Gilberta Rocha, da Universidade dos Açores. Seguiu-se um vídeo e uma palestra, cujo tema escolhido foi: “O Trabalhador da Construção” e foi palestrante, Durval Terceira, Business Manager, da Local 183. Após esta foi a vez da actuação do cançonetista, Avelino Teixeira, que de entre as suas cantigas que interpretou salientamos a intitulada, “O homem da Construção”. 
Na Terça-feira dia 4, a palestra esteve a cargo da Professora Dra. Maria João Dodman, da Universidade de York, sendo o tema versado “ A Mulher no Trabalho” seguindo-se a apresentação do livro: “A Mulher nos Açores e nas Comunidades / Women in The Azores and in the Immigrant Communities”, com a participação da Professora Dra. Gilberta Rocha e ainda da Dr. Manuela Marujo, fechando a noite com a actuação da jovem artista, Amy Ventura. 

O corte do bolo de Aniversário pelos homenageados

Na Quarta-feira dia 5, a palestra esteve a cargo do Dr. José Silveira, Psiquiatra em Toronto Western Hospital e o tema a desenvolver foi: “ O desafio no trabalho de pessoas com doenças mentais”. Seguiu-se uma Palestra com Sílvia Marques, que abordou o tema “O desafio no trabalho com pessoas com deficiências físicas”, após a qual houve a apresentação duma pequena peça de teatro cujos actores foram os membros da “Associação dos Deficientes Portugueses de Toronto” e uma breve intervenção de Isaura Carneiro, Vice-Presidente da referida Associação. A noite encerrou com a actuação do artista Carlos Borges, do “Duo Som Luso”.  

A voz e a expresão de Manuel Francisco Costa Júnior

Na Quinta-feira dia 6, a fala foi da responsabilidade do Dr. Manuel Francisco Costa Jr., Director do Museu do Vinho da Ilha do Pico, com o tema “ A Cultura do Vinho Ontem e Hoje” e simultaneamente foi apresentado um inesquecível vídeo, como se cultiva a vinha naquela ilha. Ao presenciar tudo isto, foi como se estivéssemos nas ilhas Açorianas, para nós foi o melhor dia da semana. Após esta palestra teve lugar a apresentação do livro, “Barnacle Love”, da  Autoria de  Anthony de Sá, que foi apresentado pela Dra. Fátima Toste, tendo a Dra. Ilda Januário, figura bem conhecida na comunidade e nas actividades literárias a convite da Dr. Fátima Toste, recitado alguns poemas da apresentadora. O Dr. Manuel Francisco Costa Jr., que se acompanhou à viola dedilhando só como ele sabe, as suas cordas presenteou a assistência com uma actuação que mostrou à plateia os seus dotes artísticos e a sua maravilhosa voz.

A Lusa-Cantuna em plena actuação

Sexta-feira dia 7, a noite foi dedicada à Juventude e contou com a presença como convidado de honra do jogador de futebol e estrela Açoriana, Pedro Miguel Carreiro Resendes, conhecido por todo o mundo por “Pauleta”, acabadinho de chegar de Ponta Delgada naquela tarde, como acima foi referido. A primeira palestra da noite esteve a cargo da Dra. Cidália Faria, do “Ministério do Procurador Geral do Ontário”, com o tema “Trabalho Voluntário”, a que se seguiu a Palestra do Pedro Miguel Carreiro Resendes, intitulada, “Pauleta / o Molde para o Sucesso”. A encerrar este dia presenciámos as actuações da jovem Liz Soares, da Luso Can -Tuna e de Daniel Carvalho. 
No sábado dia 8, o ponto alto da “Semana Cultural Açoriana e Celebração do Vigésimo Terceiro Aniversário da “Casa dos Açores do Ontário”, foi comemorado com um lauto jantar confeccionado por Paulo Cabral, da firma “Cabral Catering”, durante o qual foram homenageadas diferentes individualidades com a atribuição do Açor de Ouro, sendo elas: Dr. Jaime Gama, (Presidente da Assembleia da República), Avelino Fonseca, proprietário do ramo de construção civil,  Pedro Miguel Carreiro Resendes, (Pauleta), estrela de futebol e ainda José Francisco Moniz Porto, conhecido por (Joe Porto), do ramo Imobiliário. Devido a compromissos profissionais, não pode estar presente o Dr. Jaime Gama, cabendo a honra de o representar o actual presidente da casa em festa, Carlos Botelho. Após esta cerimónia actuou o artista, Cineasta e Cantor, vindo da linda ilha de São Miguel, Açores, Zeca Medeiros. 

O actor, o cineasta que também é cantor Zeca Medeiros

Pedro "Pauleta" ladeado pelo presidente da Casa dos Açores do Ontário

Desde o domingo dia 2, até sexta-feira dia 7, as entradas foram gratuitas, havendo no final de cada sessão do dia, mesas recheadas de «comeres e beberetes» e lá descortinámos também a famosa laranjada da “Fabrica Melo Abreu” não faltando também o Licor de Maracujá, Licor de Amora, Aguardente com Mel, tudo isso oferecido pela “Câmara do Comercio de Ponta Delgada” Açores, e ainda o vinho da Ilha do Pico. O corte do Bolo de Aniversário foi efectuado simbolicamente pelos  convidados de honra,  Pedro Miguel Carreiro Resendes, (Pauleta), Avelino Fonseca, Joe Porto, Carlos Botelho e João Botelho, sendo depois dividido e oferecido a todos os presentes. De referir também que este bolo de aniversário foi uma oferta da firma “Caldense Bakery” (Padaria Caldense). 
No domingo dia 9, houve ainda um almoço preparado e servido pela já mencionada firma, para quem não teve oportunidade de estar em convívio no sábado  com “Pauleta, e teve lugar a actuação de algumas vozes artísticas locais, nomeadamente as simpáticas jovens irmãs, Lucy e Bela, e para encerrar esta visita de “ Pauleta “ a Toronto, na segunda-feira dia 10, pelas 9 horas da manhã, saiu da  “Casa dos Açores do Ontário” um autocarro para uma viagem até às Cataratas em Niagara Falls, onde “Pauleta e seu pai, Senhor Manuel Resendes, se incorporaram a convite da referida casa, afinal é como se costuma dizer, quem visita Toronto e não vai ver as Cataratas, é como ir a “Roma e não ver o Papa”. 

Dra. Gilberta Rocha, Dra. Maria João Dodman e Dra. Manuela Marujo

O que acima ficou escrito foi o que se passou, em traços gerais, sobre a festa da décima primeira “Semana Cultural Açoriana” a coincidir com a celebração do Vigésimo Terceiro Aniversário. Agradecemos o convite que nos foi endereçado que retribuímos com os nossos mais sinceros votos de grandes sucessos e desejamos as maiores felicidades no futuro desta colectividade Açoriana.

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007