|
Sábado passado, dia 28, o salão nobre do Sporting Clubs de Toronto, foi palco dum evento com jantar organizado pela Associação de Ex-Combatentes Portugueses do Ontário, com a finalidade de se angariar fundos para erguer um monumento em memória dos combatentes portugueses, e canadianos também, que tombaram durante as guerras do passado. Assim entre 160 a 180 pessoas compareceram neste clube para participar, com as suas famílias, numa obra recentemente iniciada que é cativar um espaço no cemitério de Oakville para ali afixar um memorial aos ex-combatentes e também lugar para portugueses que cumpriram comissões nas antigas colónias durante a guerra de independência desses territórios, entre os anos de 1961 e 1974, tudo para perpetuar uma era onde tantos portugueses pereceram numa luta que logo à partida estava destinada ao fracasso pela oposição de quase todos os países que faziam então parte das Nações Unidas. Mais de onze mil portugueses soçobraram na luta armada e cerca de 100 mil ou foram feridos ou sofrem ainda de traumas nervosos.
|
Pois naquela noite através do MC, José Mário Coelho, um membro desta Associação de ex-combatentes, foi indicado que o custo do monumento orça em mais de 50 mil dólares tendo já sido entregues 12 mil tendo o saldo a ser amortizado em prestações periódicas e iguais.
Foi também informado que os benfeitores que fizerem entregas de dois mil dólares, ou superior a este montante, terão os nomes gravados naquele monumento.
Na parte de entretenimento actuou o duo Raça Latina, Isabel Sinde e o líder do conjunto musical Seáras de Portugal, o Alberto Ramos, a solo. Neste evento esteve presente o ex-deputado provincial, Tony Ruprecht, que fea a entrega de duas placas ao presidente do Sporting de Toronto, Augusto Pires, e ao director da Associação dos ex-Combatentes, Bento de S. José.
A ementa foi preparada pelo conhecido industrial de hotelaria (restaurantes) da nossa comunidade, o Manuel de Paulos, outro ex-combatente.
Voltar para Eventos Sociais |