topo
linha2


Fotogaleria
» Home » Eventos » Religiosos » S. Cristo

 

BRAMPTON, Ontário – Canadá

PRIMEIRA FESTA DO ''ECCE HOMO''
NA IGREJA DE N.S. DE FÁTIMA

João G. Silva (Texto e fotos)
Adiaspora.com


A comunidade portuguesa da paróquia de Nossa Senhora de Fátima  em  Brampton, esteve em festa no passado fim-de-semana ao celebrarem pela primeira vez a festa em louvor do Senhor Santo Cristo dos Milagres naquela cidade. Esta festa religiosa oriunda da  ilha de São Miguel, Açores foi iniciada pela Madre Teresa da Anunciada, no Santuário da Esperança,  em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, onde se  continua a realizar há mais de quatrocentos anos.

Foram milhares de pessoas que marcaram presença nos festejos no decorrer dos três dias, com o ponto mais alto no sábado e domingo passados (21 e 22 de Setembro), porque a fé e a crença do povo açoriano  na imagem  do “Ecce Homo” movem montanhas, como dizem os sábios cristãos na matéria. E foi isto mesmo que testemunhámos ao longo das festividades, marcadas pelo bom tempo, que para muitos devotos do Senhor Santo Cristo foi um autêntico milagre de temperaturas que se têm feito sentir em pleno Outono, aqui no Canadá.

As festas tiveram a valiosa presença do Reitor do Santuário da Esperança, Monsenhor Agostinho Tavares, que veio presidir á inauguração da primeira festa em honra do Senhor Santo Cristo em Brampton, como pregador das festividades religiosas, desde a sexta até segunda-feira, dia do fecho das cerimónias.

Na quinta-feira deu-se a inauguração das iluminações, e na sexta-feira a missa e pregação pelo convidado  vindo dos Açores. No sábado, realizou-se a mudança da veneranda imagem do Senhor Santo Cristo, com a bênção da imagem  pelo  Monsenhor Tavares seguindo-se a procissão á volta do parque da igreja, acompanhada  das bandas de música do Senhor Santo Cristo de Toronto e da Lira Portuguesa de Brampton que tocaram o hino deste culto ao longo do percurso, perante centenas de devotos e  promessas que seguiram  Cristo,  de lágrimas nos olhos,  até á igreja onde foi celebrada a Santa Missa, onde o povo encheu o templo por completo.  No final da missa foram oferecidos ás senhoras, que enfeitaram o andor do Senhor, ramos de flores, pelo presidente Guido Pacheco, em agradecimento dos dias  e das longas horas de trabalho que tiveram para ornamentarem o andor, que estava um primor.

Depois das celebrações religiosas, foi a vez da festa profana que teve como mestre-de-cerimónias o apresentador Victor Martins, enquanto o som esteve a cargo do Tony Silveira. Houve arraial pela Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto seguindo-se a participação de vários artistas da comunidade. Actuaram ao longo da noite, o Grupo ‘‘Os Alegres’’ com as suas marchas, e os cantores Tony Silveira e sua banda; Victor Martins, Lucy e Bella Melo; Carlos Martins, Tony Rebelo e o Rancho Folclórico do C.C.P. de Mississauga, e a surpresa da noite com a presença da consagradíssima Sarah Pacheco. Ao redor da igreja não faltaram as tradicionais barracas de exposições e de vendas de petiscos e bebidas; bazares e a venda de bilhetes para um sorteio.

No domingo, pelas 13h30, com a igreja superlotada, decorreu a Missa Solene e, em seguida, saiu a majestosa procissão do Senhor Santo Cristo, que percorreu várias ruas da área, foi acompanhada por vários figurantes, anjos, grupos de oração, romeiros da paróquia, Ranchos Folclóricos, Representantes do Governo e autoridades locais, e um mar de gente com devotos em promessas que seguiram o andor do Senhor Santo Cristo, acompanhados pelas Bandas Lira do Bom Jesus de Oakville e a Lira Portuguesa de Brampton.

No parque da Igreja houve uma pequena pregação pelo Monsenhor Agostinho Tavares dando a conhecer ao povo aquilo que aconteceu este ano na festa principal em São Miguel. Depois incentivou o povo a cantar com ele.  Também teve a palavra o Pároco da igreja de N.S. Fátima, Rev. Padre Andrzec Chilmon que agradeceu a participação de todos, em especial à irmandade e paroquianos, assim como a valiosa presença de Monsenhor Tavares pelo sucesso alcançado nesta festa.

Mas mais uma surpresa estava para acontecer: o presidente das festas, Guido Pacheco, deu a conhecer ao povo que  seu primo, o Monsenhor convidado de honra completaria neste domingo de festa mais um aniversário, os seus 77 anos de vida. Tocou-se o ‘parabéns a você’, selado com um abraço emocional, entre os dois!  Depois o andor do Senhor Santo Cristo recolheu em pequena procissão á igreja onde a veneranda imagem voltou á sua Capela, debaixo de uma calorosa salva de palmas.

Pela tarde dentro, perante os milhares de pessoas presentes, houve divertimentos vários, espectáculos com a participação dos muitos artistas da comunidade que participaram na noite anterior: Rancho Folclórico da Casa da Madeira de Toronto e Grupo Folclórico de Brampton a culminar com um concerto pela Lira Portuguesa de Brampton.

Na segunda-feira, foi o fecho das festas, com o cortejo de oferendas, muito participado e,  logo de seguida, foi celebrada Missa de acção de graças. Após o acto litúrgico,  lá em baixo no salão houve arrematações das ofertas,  enquanto hino do S.S. Cristo foi tocado por alguns músicos da Lira de Brampton.  Nos intervalos dos “leilões”  actuaram os seguintes artistas da nossa comunidade: Manuel  António, Ramiro Ourique,  Carlos Martins e com o  grupo ''Os Alegres'', cantaram  uma desgarrada, Helena Abrantes e António Oliveira Este último que ainda contou  algumas anedotas para animar os festejos, com umas boas gargalhadas do povo presente, no salão paroquial. No final foi sorteados os  prémios das rifas com o  primeiro prémio de uma viagem à Flórida entre outros.

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007