As gentes portuguesas emigradas por este Mundo fora, mesmo longe da sua terra de origem, orgulham-se sempre das suas raízes. Participam activamente nos eventos comunitários, contribuindo assim para a continuação das muitas colectividades que, nas nossas Comunidades, mantêm vivos e presentes os usos e costumes portugueses no seio das sociedades de acolhimento.
Clara Abreu, uma das mais conceituadas figuras do mundo televisivo comunitário, desempenhou as funções de MC
Muitas destas tradições - como é o caso do Dia das Amigas, cujas origens reportam à Ilha de São Miguel, nos Açores - acompanharam o êxodo das nossas gentes. Foram assim transpostas para outras paragens, para outros países, onde hoje são também celebradas e perpetuadas.
Em Toronto, cidade onde reside grande número de Açorianos, o Dia das Amigas surgiu este ano por iniciativa de um grupo de senhoras, com coordenação a cargo de Angela Machado. Proporcionaram um grande e memorável evento celebratório da afectividade e solidariedade femininas.
Imbuídas de espírito festivo, as “Amigas” invadem a pista de dança
No passado dia 30 de Janeiro, o salão de festas do “Local 183” revestiu-se pela terceira vez das festivas cores da Mulher, na grande festa do Dia das Amigas. Mais de mil mulheres, muitas das quais de outras origens e de outras culturas, afluíram àquele local para para participarem naquele convívio à portuguesa.
Marcelo Neves e os contagiantes ritmos sertanejos não faltaram à festa!
Para além de comemorar o nono aniversário do Dia das Amigas em Toronto, cumpriu-se também a laudável missão a que esta iniciativa se tem proposto ao longo de toda a sua existência, nomeadamente, a angariação de fundos em prol da luta contra o cancro da mama. Os proventos da festa reverteram a favor da "The Princess Margaret Hospital Foundation", organização que leva a efeito meritíssima obra no campo da investigação científica nesta área. Para termos uma ideia mais clara sobre o grande impacto e a dimensão desta acção caritativa, basta referir que, graças à boa vontade, ao altruísmo e à generosidade dos seus participantes dos seus participantes, as edições 2009 e 2010 do Dia das Amigas em Toronto renderam $50.000 e $53.000, respectivamente.
Entrega de prendas e recordações à equipa de colaboradoras
Este ano, foram convidadas várias individualidades, entre as quais Dr. Srikala Sridhar, oncologista no Princess Margaret Hospital e docente na Universidade de Toronto, Cathy Moxey da empresa Xerox Solutions, Lídia Ferreira da Omni Television, Rosa Carreiro da Bionic Travel Services, Fernanda Almeida da Happy Travellers, Elsa Carneiro, gerente da Sata Express, e ainda Francisca Reis, Vice-Presidente dos "Amigos de Rabo de Peixe de Quebeque". A grande maioria compareceu, mas algumas, lamentavelmente, não puderam marcar presença devido a outros compromissos.
Amy Ventura, Henrik Cipriano e um elemento
do conjunto Mexe Mexe, partilham um momento especial em palco
Após um opíparo jantar, os talentos musicais de Jessica Ferreira, Amy Ventura, Marcelo Neves, o conjunto "Mexe-Mexe" e ainda Henrique Cipriano e a sua banda "Tulipa Negra", conjugaram-se para animar a noite, num estrondoso e divertido espectáculo musical. A simpaticíssima apresentadora de televisão, Clara Abreu, desempenhou as funções de Mestra de Cerimónias, como sempre, de forma exemplar e profissional. Ao fim da noite, os semblantes das convivas exsudavam alegria e boa disposição, indiciando que esta celebração da solidariedade sororal lhes tocara o espírito profundamente. Assim, nesta nota alta, deu-se por terminada mais uma edição do Dia das Amigas em Toronto.
“Amigas” em convívio sororal e solidário,
irmanadas pela luta contra o cancro da mama
Em anos recentes, o Dia das Amigas tem vindo a avultar-se progressivamente como um dos maiores acontecimentos sociais da agenda comunitária no Ontário. A equipa organizadora promete regressar para o próximo ano, com mais e melhor, tendo inclusivamente um grande número de reservas já asseguradas.
Dia das Amigas: uma iniciativa de grande e inestimável mérito, digna de todo o nosso apoio e carinho.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: