Clube Português de Cambridge
Sempre que nos oferece uma oportunidade como esta, normalmente não declinamos o convite. No ano passado este convite foi endereçado e diversas vezes reforçado pelo António Rosa e esposa, Maria Olívia, que sempre nos dispensam uma grande amizade que já tem muitas décadas que, apesar da distância e da separação das águas do Oceano Atlântico se manteve e mantém ao longo dos anos.
Coroa do Espírito Santo
Apesar do tempo tempestuoso – caiu muita neve durante o percurso e depois de lá estarmos ainda caiu muita mais, que tolheu o movimento a várias pessoas interessadas em comparecerem na Matança do Porco da Irmandade Picoense de Cambridge – não desistimos e atingimos o nosso fim em vista, porque a nossa meta era o Salão da Irmandade e para lá nos dirigimos e fomos recebidos de braços abertos pelos mordomos, Lúcia e Duarte Lopes, que fizeram as honras da casa em substituição do verdadeiro Mordomo, o seu extremoso neto de seis anos, Michael Lopes.
O Mordomo Michael Lopes encontra-se do lado esquerdo da sua mãe
Entretanto os mais afoitos foram chegando e como a nossa mesa era a destinada ao Clube Amor da Pátria, lá abancámos e tivemos a presença simpática e honrosa da Presidente da Direcção, Maria José, do José Élio Martins, da Aldora Ávila, da Rosa Machado e do casal, Alberto e Arlete da Rosa. Depois do Salão estar composto, apesar de algumas mesas terem ficado sem ocupantes, devido ao mau tempo, iniciou-se a distribuição pelas mesas, das terrinas com sopa de feijão a que se seguiu o conduto de porco, como é tradição, onde abundaram as travessas com o fígado guisado, a morcela, a linguiça, os torresmos, os inhames, a batata doce e o pão de trigo, de milho e o bolo do tijolo. À sobremesa foi servido um pudim de maracujá que estava uma delícia, enfeitado com uma rodela de kiwi. Todos os envolvidos no jantar tiveram a capitaneá-los o Presidente da Irmandade, Rui Ramos e, a Presidente do Clube, Maria Domingos, não se poupou a esforços para que tudo aquilo que tinha a sua superintendência, estivesse em ordem. Após o repasto o Duo Tropical 2000, constituído pela Lena e pelo Jorge Ferreira, debitou música para dança e foram muitos os pares que rodopiaram no espaço reservado para o efeito em frente ao palco.
As pessoas que contribuíram para o êxito do jantar da festa
Após o intervalo houve a tradicional arrematação das oferendas e os sorteios. Deram voz ao leilão, o José Neves e o João Goulart, este último, foi também o Mestre-de-cerimónias. Aproveitou-se ainda a oportunidade para homenagear o casal Picoense, Rosa e Herculano Silveira e, após esta cerimónia ainda se dançou mais um pouco, mas, como o tempo estava tormentoso, visto que a neve cada vez mais se acumulava nas estradas, as pessoas foram saindo uma a uma e cerca das 00,h30m da madrugada, o salão estava praticamente deserto.
O Conjunto que abrilhantou o baile
Tudo estava muito apetitoso e a música foi do agrado geral. Também fomos daqueles que recolhemos mas, neste caso, a casa da família Ornelas. Como no dia seguinte era Domingo, fomos cumprir o preceito, indo à Igreja Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima, cujo pároco, Padre António Cunha no final da Celebração Eucarística, procedeu à cerimónia sempre comovente da renovação das promessas do Matrimónio, as Bodas de Ouro de um casal Jorgense, há muitos anos emigrado no Canadá, Conceição e José Silveira, que se fizeram acompanhar por todos os familiares.
O casal de homenageados e o Presidente da Irmandade
Depois dos cumprimentos da praxe regressámos à mansão para saborearmos um suculento almoço, após o qual recebemos a visita de amigos comuns e estivemos em amena cavaqueira até de madrugada.
Os homens que deram a voz nas arrematações
Na segunda-feira, impunha-se a vinda para Toronto e pelas 14 horas e 30 minutos, fizemo-nos à estrada que estava, Graças a Deus, completamente desobstruída da neve e a viagem fez-se normalmente até a casa. Aqui quero deixar os meus agradecimentos ao Casal Rosa pela sua hospitalidade e simpatia, bem como aos Mordomos, Lúcia e Duarte Lopes e a todas as pessoas que connosco privaram durante a festa e no passado fim-de-semana, que coincidiu com a véspera do dia da tomada de posse do 44º. Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, Barac Obama.
O Padre António Cunha e o casal José e Conceição Silveira
rodeados pelos familiares
Voltar para Eventos Sociais |