Como é sobejamente conhecido por todos nós, o First Portuguese Club é a agremiação mais antiga das comunidades lusas em todo o Canadá e assim é também a sua Escola onde se ensinava, e se continua a ensinar, a língua de Camões às crianças. No passado Sábado, dia 10 do corrente mês, pelas 19.30 horas, foi motivo para para se celebrar os 45 anos desta actividade pedagógica com um jantar no Europa Catering onde cerca de 300 pessoas, sócios, entre alunos e não só pois também participaram, neste evento, ex-alunos desta Escola lider na sublime obra do ensino da nossa língua e cultura nesta grande cidade metropolitana de Toronto e lugar de fixação de grande parte da nossa imigração.
|
Bolo de Aniversário |
Muitos relembraram os “velhos” tempos onde o First era, na sua essência, a Casa de Portugal, pois era para este nosso clube que o nosso imigrante acabado de chegar, na sua grande maioria, se dirigia à procura de apoio doutros nossos compatriotas para já não se falar no desporto mais propriamente no futebol que tantas alegrias deu tanto ao clube como à nossa comunidade e que durante alguns anos foi um dos grandes nomes nesta modalidade. Era ali, no tempo onde não havia ainda programas de rádio e de televisão em língua portuguesa, que se juntava a nossa gente para acompanhar os relatos dos principais encontros de futebol que se realizavam em Portugal.
|
O Dr. Tomás Ferreira durante a sua alocução |
Mas voltando à Escola do First foi, sem dúvida, um elo entre a pátria querida e aterra de acolhimento para a nossa gente pois ali, nas suas salas de aulas, diariamente, depois da saída do atendimento do curriculo do ensino primário das escolas em inglês, que a nossa juventude enchia diversos quartos transformados em escolas. Era ali que se aprendia o português, a nossa gramática, a nossa História, a nossa geografia e até a aritmética. Muitos foram os que atenderam essas aulas e lembramo-nos de um, hoje deputado provincial, Charles de Sousa, já nascido no Canadá e filho de um pioneiro. Como mostra este exemplo temos algumas centenas desta gente da segunda geração que atendeu a Escola do First e ali se fizeram “Homens”, como se ousa dizer.
Vários professores honraram com a sua presença esta festa desta Escola – Humberto Ferreira e Emilia Júnior. Lembrou-se com tristeza professores que já partiram do nosso convívio dos quais apontamos a Dona Branca, tão alegre e tão querida dos seus alunos. Presente também, pelo Ministério da Educação, a coordenadora do ensino da língua portuguesa no Canadá, Drª Graça Assis Pacheco, que na sua pequena alocução teceu as melhores referências do trabalho, ao longo dos anos, da Escola do First e à sua obra de disseminação da língua e cultura portuguesa.
Durante o jantar foram entregues duas Bolsas de Estudo em memória do saudoso director do First, Valter Lopes, um nosso compatriota que durante tantos anos trabalhou e devotou parte do seu tempo de lazer à causa do First e à sua Escola. Estas Bolsas foram instituidas pelos sócios desta Casa, o Dr. Tomás Ferreira, Mário Corte-Real, Luis Raposo e João Faria.
Durante a noite houve dança com música DJ e a actuação de Liliana Diamantopolos, Victória Duarte e o “pequerrucho” Alexandre Leal.
Finalmente houve a cerimónia de corte de um delicioso bolo de aniversário com um VIVA para a Escola do First.
Voltar para Eventos Sociais |