» Home » Eventos » Sociais »O Clube Amor da Pátria de Toronto
organizou uma Excursão Fluvial
O Clube Amor da Pátria de Toronto
organizou uma Excursão Fluvial
Texto e Fotos de: Adiaspora.com Adiaspora.com
Todas as pessoas que naquele sábado dia 15 de Agosto corrente, se dirigiram à sede do Clube Amor da Pátria Community Centre, na College St. em Toronto para usufruírem do transporte em autocarro até ao porto de embarque, deram por bem empregue o seu tempo. Muitos, senão a maioria, eram oriundos das Ilhas situadas no meio do Atlântico e apesar de não terem o contacto com a água salgada, teriam posteriormente e lançados no barco que os transportou, a sensação de flutuarem em águas parecidas, nunca iguais às que tiveram muitos deles que atravessar para virem até este grande país que dá pelo nome de Canadá. Muitas das pessoas que chegaram a bordo tiveram logo a alegria de pisar um barco, apesar de ser esse, um barco preparado para outras latitudes e para sulcar outras vagas.
O Barco Pioneer Princess
Vagueando com a imaginação, fomos rebuscar à nossa memória as lanchas da Empresa de Lanchas do Pico: a Calheta, a Velas, a Espalamaca, que sulcaram os mares entre o Pico e o Faial e houve quem me lembrasse os iates, Espírito Santo, o Santo Amaro, o Terra Alta e o Ribeirense. Outras eras e outras gentes, mas gentes que ali se encontravam ainda com variadas histórias para contar. Mas o tempo era de Festa e havia que aproveitá-la da melhor maneira.
Cidade de Toronto à noite
Antes porém quero aqui deixar alguns considerandos que acho serem pertinentes para futuras excursões. Andar de barco nas águas calmas do Lago não requer qualquer tipo de sudorífero ou pior soporífero, porque as embarcações estão preparadas para este tipo de águas calmas e até certo ponto paradas. As condições de navegabilidade são de tal modo aliciantes e os contactos com outras embarcações são tão próximos que imediatamente surge uma empatia difícil de explicar, mas que pode ser captada por uma máquina fotográfica e faz sempre jeito ter uma à mão para se captarem imagens para mais tarde recordarmos.
A CN Tower vista do Lago Ontário
O convívio salutar que se viveu, fruto de uma sã e franca camaradagem ajudou a que todos os presentes tivessem momentos de felicidade que há muito ambicionavam. A orquestra do Amor da Pátria foi merecedora dos maiores encómios porque debitou música durante várias horas para animar os viajantes.
Toronto ao Pôr-do-Sol
O Pôr-do-sol, cuja luz se reflectiu nos edifícios dos arranha-céus da baixa Torontina, foram outros dos momentos inolvidáveis desfrutados pela maioria dos presentes. O repasto, sempre o mais apreciado momento destas excursões, - porque na água do lago dá fome, foi muito bem servido e estava muito bem condimentado. Numa palavra, a organização foi impecável. O convívio foi salutar, porque se reviram amigos de longa data que há muito e devido à vida do emigrante, há muito não encontrávamos.
Bom Apetite!
A tripulação tem uma palavra de apreço na pessoa do seu comandante, o Capitão Din Ennes. A Presidente pode estar orgulhosa de timonar um barco como o clube do Amor da Pátria de Toronto que já metia água há algum tempo, mas que foi calafetado a tempo e conseguiu voltar a navegar em segurança para gáudio de uns e tristeza de outros.
Conjunto Musical do Amor da Pátria "Melodias de Sempre"
Conjunto Melodias de Sempre
Video Player Adiaspora.com
Mas a vida é assim mesmo e nestas coisas sabemos que o que interessa é o bom nome da terra que nos viu nascer e o bom nome da terra que nos viu crescer mais que não seja e só, monetariamente. Aqui deixo os nomes dos executantes da orquestra que não descansaram um minuto e proporcionaram música para dança como há muito não escutávamos. Foram eles: Messias Medeiros – Violão; Alberto Moniz – Trompete; João Vieira – Bandolim e Paulo Pato – Violão. Os últimos são os primeiros e aqui quero salientar o esforço inaudito da Direcção, na pessoa da Presidente, Maria José Martins e seus directores, que não se pouparam a esforços para levar a bom porto este passeio mágico nas águas calmas do Lago Ontário.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: