Texto e fotos: Carlos Morgadinho Novembro de 2011 Adiaspora.com
Foram cerca de 700 pessoas que atenderam o almoço comemorativo do 24º aniversário do popular programa televisivo de língua portuguesa sedeado aqui em Toronto o que confirma a aceitação deste programa nas nossas comunidades que, pensamos, ser o que mais audiência, ou telespectadores, tem aqui no Canadá e não só pois pela via Internet (www.gentetv.com) cujas edições são captadas na vasta diáspora tanto no Canadá como nos Estados Unidos da América, Açores, Venezuela, Bermudas, Manitoba e Vancouver (British Columbia) e outros lugares ainda mais afastados como na Austrália. Vai semanalmente, aos sábados, para o ar, pelas 8 horas (hora local) da manhã, no canal 7 da City TV e durante 60 minutos dá-nos uma retrospectiva com imagens de muitos eventos tanto aqui da grande área metropolitana de Toronto como dos Açores, Estados Unidos e outros mais lugares onde as gentes da nossa diáspora vivem e trabalham. Administrada pelo casal, César e Nellie Pedro, prima pelo excelente programa onde semanalmente são passados filmes dos nossos lugares, continente e insular, focando as tradições religiosas e profanas também.
Grande parte do que vimos está muito relacionado com a diáspora açoriana e as festas do Senhor Santo Cristo e do Divino Espírito Santo, Irmandades, Matanças de Porco e outras relativas com a vida da Região Autónoma dos Açores pois é preciso não olvidar que 70 por cento das nossas comunidades aqui radicadas no Canadá, nas Bermudas e na parte leste dos Estados Unidos da América do Norte (conhecida por Nova Inglaterra) e na Califórnia são de origem daquele nosso espaço físico e assim explica o auditório extensivo deste simpático programa matinal.
Desde a primeira hora de Gente da Nossa, que o casal Cesar e Nellie Pedro tem vindo a administrar e a levar em frente este vastíssimo projecto e, de dia para dia, tem criado raízes nas nossas gentes. Muitas das festas dos nossos clubes e associações aqui são mostradas como também entrevistas a personagens locais e das que nos visitam. Neste programa são muitas vezes lançados artistas a despontar no mundo artístico onde os seus trabalhos são dados a conhecer. Os passeios, ou excursões periódicas, tanto ao Continente, Açores e Madeira como a outros lugares como a Cuba são aqui transmitidos para as nossas casas.
César Pedro, um conhecido técnico e operador de câmara de televisão é um nativo de Trans-os-Monte sendo sua esposa, a Nellie Pedro, que apresenta o programa, de raízes terceirense tendo ambos emigrado ainda pequenos com os seus progenitores para estas terras de acolhimento onde estudaram, se conheceram, e se uniram pelo matrimónio e têm um filho, o Tomé, hoje já com 22 anos de idade e membro da Banda Filarmónica do Senhor Santo Cristo de Toronto.
Vemos te tempos a tempos o referido programa de Gente da Nossa de que tecemos as melhores referências pois ali tudo é cultura e actua como um centro de disseminação dos nossos valores culturais através dos ecrãs das televisões em nossas casas.
No domingo passado, dia 30 de Outubro, pelas 13 horas, o amplo salão de festas do maior sindicato de trabalhadores de construção civil do Norte da América, a Liuna – Local 183, sito na 1263 Wilson Avenue, acolheu cerca de 700 pessoas na sua grande maioria telespectadores e amigos daquele programa televisivo para confraternizar, num lauto almoço, confeccionado pelo conhecido “chefe” Paulo Cabral, em mais um aniversário deste popular programa TV da nossa comunidade local e não só. Pelas 15.30 horas deu-se início ao programa da festa com a actuação do compositor e artista Daniel Carvalho que interpretou a canção “Gente da Nossa” dedicado a este programa luso e outras das quais destacamos “Terceira das Festividades”, “Mariazinha” e “Quadras Soltas”. Seguiu-se o veterano conjunto musical “Tabu”, já com 25 anos de actividade nos nossos palcos, que animou bem esta festa com temas bem populares do nosso cancioneiro como “Bate o pé”, “Baile furado” composto por quadras marotas, “Ouvi o passarinho”, “Mexe cu duro”, “Eu gosto dessa mulher na versão Mulher gorda” e o “Amor é louco” em moda de marcha e muitas outras que já olvidamos e que foi protesto para encher a pista de dança com largas dezenas de foliões e dançarinos umas autênticas e perfeitas clonagens dos saudosos Fred Astaire e Ginger Rogers.
Outro artista que abrilhantou esta grandiosa matiné foi o cantor, compositor e humorista, Eduardo Mourato, cuja canção de sua autoria – “O Mar dos Açores” – cujo seu site na Google já ultrapassando o milhão de visitantes. Interpretou duas canções suas,” O Mar dos Açores” nas versões portuguesa e inglesa, e mais duas outras suas composições, “Vou Voltar” e “Maria Anabela”, que pelo acompanhamento dos presentes e palmas nos dá uma visão da grande popularidade que este elemento, natural da Vila de Rabo de Peixe, da Ilha de São Miguel, mas radicado entre nós já há uns bons anos, goza no seio das nossas comunidades.
A encerrar este evento foi a vez doutro artista luso de grande audiência nas nossas gentes, desta vez vindo directamente de Fall River, Massachussets, onde reside, o Marc Dennis, que apresentou, e animou bem, esta festa de aniversário com canções como: “O Varela”, “O amor da minha vida”, “Bailinho da Povoação”, “O arado a criar ferrugem”, “Danny”, “Aqui não mamas nada”, “Verde Vermelho”, “Superman”, “Um bailinho” e uma marcha de S. João que levou dezenas de pessoas juntamente com o Marc Dennis a dançarem esta música das festas em honra de São João e muito apreciadas nos Açores.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Outra canção em inglês, esta de autoria do “grande” Neil Diamond, a “Sweet Caroline” numa dimensão totalmente diferente daquela que nos habituámos a ouvir. Bom trabalho deste nosso artista que é o autor e compositor da maioria das músicas que apresenta nos seus espectáculos.
Durante este espectáculo foi, como é feito todos os anos, distinguido, nomeado ou galardoado, um elemento da nossa comunidade como a “Pessoa do Ano” (Gente Award 2011) cujo prémio foi entregue a Miguel Correia, proprietário da Agência de Viagens Correia desta praça de Toronto, que é o pai do MC (Mestre-de-Cerimónias) desta festa de aniversário, o Matthews Correia, um jovem activista comunitário de pouco mais de 20 anos, há muito, desde muito novo dizemos, que anda envolvido na nossa comunidade mais propriamente na Casa dos Açores do Ontário onde é director do Pelouro da Juventude e também no Grupo Folclórico de Bailados e Cantares de São Miguel, onde baila. Uma particularidade do jovem Matthews é que embora nascido já no Canadá, sente um orgulho profundo das suas raízes lusitanas e da região dos seus progenitores, os Açores, além de um comando excelente da língua de Camões. Foram também distinguidos diversos patrocinadores, quase todos membros da nossa comunidade, deste programa e chamados ao palco onde lhes foram entregues lembranças e que dos muitos destacamos o João Paulo da firma JP Towing; o “Chefe” Paulo Cabral da firma Cabral Catering; Élio e Luisa Leal das firmas “Sol e Toiros” e U.S.R.L. Universal Structural Restaurations Ltd; Belarmino Ferreira executivo do sindicato Local 183 a quem pertence este salão de festas e Carlos Botelho recentemente empossado dos destinos da transportadora aérea nacional Sata, em Toronto.
O trabalho de luzes e som esteve ao cuidado, e sem falhas, de Tony Silva da conhecida firma TNT Productions e o trabalho de MC, ou Mestre-de-Cerimónias, ficou nas mãos da apresentadora do programa televisivo, Nellie Pedro e do já atrás referido jovem Matthews Correia.A festa continuou até bem perto das 21.00 horas sempre animada pelo conjunto Tabu e os dançarinos não se rendiam ao cansaço sempre rodopiando na pista de dança.
Belos trabalhos de artesanato, em barro e louça fina, do artesão Eduardo Gouveia, estiveram expostos no salão de festas durante aquele espectáculo.
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: