topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Divino » Grande Baile de São Martinho da Irmandade do Divino Espírito Santo anima Mississuaga


Grande Baile de São Martinho da Irmandade
do Divino Espírito Santo anima Mississuaga

Texto de: Adelina Pereira
Fotos de: José I. Ilídio
Adiaspora.com
Novembro 2009

 

No passado dia 14 de Outubro, a Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga despediu-se da estação estival com a realização de um grandioso Baile de São Martinho.

Insígnias da 1ª Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga

St. John’s Hall, salão onde a Irmandade habitualmente realiza os seus eventos, apinhou-se de gentes açorianas das cercanias, que ali afluíram para partilhar a alegria e folia que tradicionalmente acompanham estas populares celebrações em honra de São Martinho.

Entrega da Coroa e do Estandarte aos novos Mordomos, Gilberto e Ilda Pereira,
(à direita) pelos cessantes, Carlos e Lúcia Melo (à esquerda)

Pensa-se que São Martinho terá nascido na Hungria por volta do ano de 316. Filho de um soldado do exército romano, o seu nome deriva da divindade guerreira romana Marte. Após ter passado alguns anos da sua juventude em Itália, viveu também em França, país onde se deu a epifania que o converteu à fé Cristã. Reza a lenda que Martinho, então militar ao serviço do Imperador Romano, certo dia se dirigia a cavalo para a cidade francesa de Amiens, quando de repente uma grande intempérie escureceu os céus e a chuva começou a cair torrencialmente. A determinada altura, Martinho viu um pobre pedinte à beira da estrada. Impelido pela compaixão, saltou do cavalo e com a sua espada rasgou a sua capa em dois, dando uma parte ao mendigo para se proteger do frio e da chuva. Subitamente, as chuvas cessaram e o Sol irrompeu pelas nuvens como se fosse um dia de Verão. O reaparecimento tardio de bom tempo,no início do mês de Novembro, no hemisfério norte ficou assim conotado com este popular santo. É também a época do ano em que se dão as primeiras provas do vinho novo. A Festa de São Martinho é celebrada entre as nossas gentes com a realização dos tradicionais Magustos, em que se consomem castanhas acompanhadas de vinho novo.

Gilberto e Ilda Pereira, os Mordomos da 1ª Irmandade
do Divino Espírito Santo de Mississauga para a época de 2010

E estas não faltaram naquela noite, no Baile de São Martinho da Irmandade do Divino Espírito Santo de Mississauga. Conjugando estes festejos com os ritos devocionais ao Divino Espírito Santo, a força espiritual veiculadora da Revelação Divina entre os Homens, o serão iniciou com um farto repasto de caldo verde, carnes e uma deliciosa e original sobremesa de gelados em forma fruta.

O irredutível Manuel Martins desempenhando
as funções de MC no Baile de S. Martinho

Seguiu-se um momento musical proporcionado pelo conjunto “Os Panteras”, intercalado pela cerimónia da passagem das insígnias do Culto do Divino Espírito Santo aos novos Mordomos pelos cessantes. Assim, os Mordomos do ano 2009, o casal Carlos e Lúcia Melo, entregaram a Coroa e o Estandarte daquela Irmandade aos seus sucessores, Gilberto e Ilda Pereira, agora  incumbentes de liderar os Ritos e Festas do Divino Espírito daquele agrupamento no decorrer do próximo ano de 2010. Procedeu-se também às habituais arrematações, que estiveram a cargo do muito expressivo e gárrulo Herculano Medeiros.

Herculano Medeiros e “Os Panteras” apresentando
um momento musical de improviso no final do serão

Os Panteras subiram novamente ao palco para providenciar a música para um divertido e muito participado serão de baile. Pela noite dentro, os festejantes rodopiaram alegremente à volta da pista de dança ao som do Bailinho de São Miguel, e de muitos outros trechos da nossa música popular e tradicional. Ao fim da noite e para a delícia de todos os presentes, Herculano Medeiros juntou-se aos Panteras no palco para um momento musical de improviso, revelando ser um talentoso executante da harmónica.

A equipa Adiaspora.com deseja congratular os organizadores e colaboradores deste grande Baile de São Martinho, que logrou congregar naquele convívio cerca de 600 dos nossos conterrâneos, em torno das tradições e costumes da nossa cultura popular.

A música popular dos Panteras animou o serão dançante

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Divino

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007