O pintor Hildebrando Silva
Homem franzino, de olhar perspicaz e aspecto humilde é um Senhor na arte de pintar. Desenvolto e sagaz não aparenta os 86 anos que comemorou há um mês, 24 de Outubro, porque o seu sorriso é límpido e cativante e as palavras que lhe saem da boca são com conta, peso e medida. É um HOMEM no verdadeiro sentido da palavra e é um ARTISTA no mais lacto sentido do termo. Tivemos a honra de assistir à entrega da Comenda no 14º. andar do prédio que alberga o Consulado Geral de Portugal em Toronto, na University St., na baixa torontina. Sua Excelência a Cônsul Geral de Portugal, Dra. Maria Amélia Paiva, impôs as insígnias da Comenda da Ordem de Mérito ao Pintor Hildebrando Borges Silva, durante uma sessão que teve a presença da Exma. Esposa do condecorado, dos filhos e filhas e respectivos consortes, netos e netas. Bem-aventurado o homem que tem ainda ao seu redor a família completa. São dons de Deus que ele muito bem preserva e estima. Por outro lado os vários amigos e admiradores também marcaram presença e a comunicação social fez jus a esse nome, comparecendo em peso, tanto a falada, como a escrita, como a televisiva. Destacamos a presença do Luso-Canadiano, Peter Fonseca, Ministro do Trabalho da Província Ontário. Nestes momentos é que conhecemos os verdadeiros amigos.
|
O pintor Hildebrando Silva e esposa rodeados pela Cônsul Geral de Portugal em Toronto e pelo Ministro do Trabalho do Ontário Peter Fonseca
A sessão solene iniciou-se formalmente com o discurso da Dra. Maria Amélia Paiva, que, com a devida vénia, passo a transcrever:
É com muita honra e gosto que quero começar por dar as boas-vindas a todos/as os/as que se dignam assistir a esta singela cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito ao Pintor, empenhado e ilustre Cidadão Português, Senhor Hildebrando Borges da Silva.
Esta condecoração foi atribuída ao Senhor Hildebrando Silva em Junho último, no contexto das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pelo que me sinto particularmente honrada por, em nome do Governo Português, proceder à imposição da Condecoração da Ordem de Mérito, no grau de Comendador, que lhe foi outorgada por Sua Excelência o Presidente da República.
O pintor agradecendo o público presente
O Senhor Hildebrando Borges da Silva nasceu na freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, a 24 de Outubro de 1922.
Tirou o Curso Comercial naquela cidade e cedo começou a trabalhar nas artes gráficas como ilustrador de várias revistas e manuais técnicos.
Trabalhou na Base Aérea das Lages durante vinte anos, onde era altamente conceituado pela excelente qualidade dos seus trabalhos, tendo recebido o Diploma Oficial de “Serviços Distintos” que lhe foi entregue em sessão solene pelo Brigadeiro-General H. L. Smith da Força Aérea dos EUA na sua despedida antes da vinda para o Canadá, em 1966.
O Senhor Hildebrando Silva é um autodidacta, e ao longo dos anos foi-se especializando na pintura a óleo, aguarela, carvão e acrílico.
Alguns dos seus óleos e frescos destacam-se pelo seu colorido vivo e por vezes também pelos seus tons dramáticos.
Para além de inúmeras exposições individuais e colectivas, algumas delas nesta Galeria Almada Negreiros (por força da nossa programação cultural não temos hoje uma exposição do Senhor Hildebrando Silva, mas apenas um dos seus quadros aqui à minha esquerda), o pintor Hildebrando Silva tem as suas obras em Igrejas, Clubes e Associações, espaços comerciais, galerias de arte e em muitas colecções privadas.
Da personalidade do senhor Hildebrando Silva, de sublinhar não só o orgulho em ser português, mas também a constante dedicação a Portugal e aos Açores que se foram manifestando na contínua disponibilidade em colocar o seu talento ao serviço de tantas organizações e causas da comunidade portuguesa do Ontário de forma voluntária e graciosa.
Por último, permitam-me uma nota para expressar a minha satisfação em ver reconhecidos publicamente os muitos contributos que o Senhor Hildebrando Silva, ao longo da sua vida no Canadá efectuou e, espero continue por muito mais anos a fazer, para a manutenção das raízes culturais portuguesas em terras do Ontário.
A presença de tantos familiares e amigos e membros das várias organizações da comunidade portuguesa de Toronto e arredores, a quem desde já quero agradecer a presença, são um testemunho do muito respeito e admiração que o senhor Hildebrando Borges da Silva tem sabido ao longo da sua vida granjear junto de todos vós.
Muito obrigada pela vossa atenção.
Fim de citação.
Voltar para Eventos Sociais |