topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » Festa de Santa Maria Madalena


Açores

FESTA DE SANTA MARIA MADALENA

Paulo Luís Ávila (Texto e Fotos)
Adiaspora.com


No dia 13 de Julho do corrente ano, iniciou-se na Igreja Matriz da Vila da Madalena, a preparação para a festa da Padroeira, Santa Maria Madalena. Presidiu à festa deste ano e no que toca à vertente religiosa, D. António José Rafael, Bispo Emérito de Bragança-Miranda, a convite de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra. Os primeiros seis dias da novena foram presididos pelo Pe. Norberto Brum, Pároco dos Ginetes, da Ilha de São Miguel e Director do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil e Universitária. Este ano foi escolhido para tema da festa o mesmo da vivência diocesana ao longo do ano pastoral 2007/2008 e do recente Congresso Eucarístico Internacional – Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo-. A Eucaristia de abertura do novenário foi presidida por Mons. José de Lima do Amaral Mendonça e concelebrada pelos padres, José Idalmiro Ferreira, Norberto Brum e Marco Martinho e, foi aproveitada a ocasião, para ser apresentado à comunidade o novo andor da Padroeira que foi solenemente bento.

O novo andor em talha dourada é uma peça de elevado valor artístico e foi executado em São Miguel pelo mestre Gilberto Ferreira, numa oferta da Câmara Municipal da Madalena à Padroeira da Vila e Concelho. No dia 22 de Julho, Solenidade de Santa Maria Madalena e Feriado Municipal, pelas 11h00 houve a Eucaristia com a Celebração do Sacramento do Baptismo, que foi solenizada pelo Agrupamento 904, do CNE da Madalena. Ao meio-dia houve a tradicional bênção das viaturas com a saudação à Padroeira. Pelas 15h00 desfilaram as sete de filarmónicas que se incorporaram na procissão e saudaram a Padroeira fora do templo. Pelas 17h00 houve a Solene Concelebração que foi presidida por D. António José Rafael e, pelas 18h30 saiu a Procissão, mas inicialmente uma chuva torrencial impediu de prosseguir o cortejo religioso o caminho tradicional, mas após a passagem desta borrasca, a procissão lá seguiu o seu curso habitual através das artérias mais movimentadas da Vila, passando junto ao Porto de passageiros.

De notar que, apesar de tudo,  as pessoas não arredaram pé e era notório que a maioria estava com as roupas totalmente alagadas. Após a procissão decorreu o arraial, finalizando o dia e a festa com o grupo musical, Just Girl e após a actuação deste, as Festas terminaram com o tradicional e sempre muito apreciado espectáculo piro-musical.


 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007