O Porto da Horta, nos Açores, registou esta terça-feira, 13 de Outubro, a entrada, ao início da tarde, de um dos maiores mega-iates privados do mundo, o “Le Grand Bleu”, embarcação com 114 metros de comprimento, construída na Alemanha no ano 2000 e que entre 2002 e 2006 foi propriedade do bilionário russo Roman Abramovich, patrão do Chelsea Football Club.
O “Le Grand Bleu” navega com uma tripulação de 50 pessoas e transporta a bordo outras duas embarcações, nomeadamente um veleiro de 74 pés (cerca de 24 metros) e um speedboat de 67 pés, dispondo ainda de uma pista de helicóptero, à proa.
O iate “Le Grand Bleu” foi originalmente propriedade de John McCaw Jr., homem de negócios americano, sendo em 2006 oferecido por Roman Abramovich ao seu grande amigo Eugene Shvidler, bilionário russo de 44 anos de idade, entretanto naturalizado americano, que detém a 42.º posição na lista dos homens mais ricos do planeta, de acordo com o jornal «Times».
O “Le Grand Bleu” procede de St. Peter Port, na ilha britânica de Guernsey, localizada no Canal da Mancha e desloca-se para Fort Lauderdale, a Veneza Americana, na Florida, permanecendo na cidade da Horta, ilha do Faial, até sexta-feira, 16 de Outubro.
O Porto da Horta – gerido pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A. –, dispõe no seu interior da principal marina dos Açores, a qual é a mais frequentada do arquipélago, acumulando todos os anos, e continuamente desde 1998, um movimento superior a onze centenas de embarcações de recreio.
No que respeita ao movimento de «mega-iates» – embarcações de recreio, à vela ou a motor, com mais de 25 metros de comprimento – o número de entradas fixa-se desde 1999 sempre em mais de uma centena (com o recorde a datar de 2007, ascendendo a 152 iates), tendo entrado na baía faialense este ano, só neste segmento náutico, já mais de 100 embarcações.
Recorde-se que de acordo com publicações internacionais da especialidade a Marina da Horta é o segundo porto de recreio oceânico da Europa e o quarto de todo o mundo mais movimentado, sendo somente suplantado por Gibraltar, Trindade e Bermudas.
|