Texto e Fotos de: Natividade e Carlos Ledo Adiaspora.com 24 de Outubro de 2009
Há bem poucos dias o Verão terminou, e com a passagem da mais desejada estação do ano, cessaram também as muitas festividades ao ar livre conotadas com a época estival. Com a chegada do Outono, a socialização tende a retornar ao aconchego dos interiores e recintos fechados, com a organização de inúmeras festas de salão pelas diversas colectividades a preencher a agenda comunitária.
Delícias Açorianas
Para recordar os costumes outonais de terras picoenses, a Casa dos Açores da Ontário realizou, na noite de Sábado, 24 de Outubro, a Matança do Porco segundo os preceitos daquela ilha açoriana.
Pelas 18 horas, já os convivas chegavam àquela bem acolhedora casa açoriana. À entrada, e a título de boas-vindas, aguardavam a garrafa de aguardente e figos passados, produtos tradicionais muito apreciados pelas nossas gentes nas matanças do porco. Com o jovem Matthew Correia a providenciar a música e som, coube aos dirigentes Lucília Simas e Carlos Botelho recepcionar os convidados, a quem desejaram uma noite repleta de alegria e diversão. Carlos Botelho aproveitou também para anunciar a XII Semana Cultural Açoriana, que decorria na semana seguinte.
Observado por Lucília Simas, o Presidente da CADO,
Carlos Botelho, dá as boas-vindas aos convivas
Seguiu-se o jantar, com uma tradicional ementa de sopa, carne do porco, chouriço, morcela, feijão assado, Inhame, batata-doce, fígado, caçoula e o apreciado torresmo branco. E para colmatar esta celebração da gastronomia açoriana, não faltou o afamado e saboroso bolo da sertã. Todos os preparativos estiveram a cargo do corpo de voluntários da casa.
Provando a sopa - os comensais em convívio à volta de um manjar à picoense
Passou-se em seguida ao momento de diversão e dança com as bonitas músicas e cantigas de Victor Martins. Como sempre, providenciou um belíssimo espectáculo musical, incitando a assistência a partilhar a sua alegria contagiante na pista de dança com um “pezinho”. A actuação de Victor Martins foi momentaneamente interrompida por uma sequência de arrematações, como é da praxe nestas lides...
Mas a música continuou noite adentro, compassando a boa disposição e espírito confraternal, naquela Matança do Porco a relembrar a Ilha-Montanha, nos Açores.
A vibrante prestação musical de Victor Martins animou o serão
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: