Os elementos da Direcção do S.C.L.
A iniciativa da fundação deste Baluarte ficou-se a dever ao seu sócio número um, Fernando Gonçalves, natural da ilha Terceira e à ajuda dos seus amigos Izidro Gabriel de Sousa, Helmiro Coelho, Alfredo Mota, José Alves, David Costa, José Gonçalves, Izidro Aguiar, Vasco Paulo e Dorval Pereira. Segundo José da Silva, ( Presidente da Assembleia Geral, em representação do Presidente do Executivo Luís Ferreira, ausente em missão de trabalho, ao usar da palavra para saudar os presentes e desejar-lhes um feliz Natal, e também para introduzir o Vice-Presidente do Executivo Victor Silva), a situação do Clube Verde vai de mal a pior, devido à falta de comparência da maioria dos seus sócios aos eventos que ali se realizam semana após semana.
O Vice-Presidente Victor Silva desejando Boas Festas
É meu entender que alguns infelizmente pereceram, outros envelheceram, e ainda outros provavelmente se desinteressaram pelo associativismo, isto para não mencionar os que por razões pessoais não comparecem. Claro que no meio de todo este dilema existem outros factores a contribuir, de sobremaneira, para o afastamento das pessoas de alguns dos nossos clubes e associações: A televisão, muito especialmente em lingua portuguesa, o aumento do custo de manutenção do agregado familiar, e como que para culminar este estado de coisas desagradáveis o agravamento da situação económica que é muito pior do que possamos imaginar.
As crianças presentes
Mas apesar deste inumerar de coisas, sinais dos tempos em que vivemos, a Festa de Natal 2008 do Sport Clube Lusitânia de Toronto, decorreu num ambiente bem festivo à maneira e, não faltou um apetitoso jantar servido pelos membros do Executivo e suas Esposas, e preparado pelas Senhoras Eva Silva, Helena Silva e Maria Ficher. Esta última senhora foi de uma simpatia e determinação inigualável, apesar do seu estado de saúde não ser dos melhores, também ela foi responsável com Tina Rocha pela decoração magnífica do palco e da sala de festas. Parabens!
Avelino Teixeira apresentando os artistas
Após o jantar, serviu-se a sobremesa e simultaneamente comemorou-se o aniversário de Francisco Bicho, Tesoureiro do S. C. L. de Toronto. Com o som e música a cargo de Jonathan Silva deu-se então alguns passos de dança a contento, para logo depois se ouvir o Fadista, oriundo da ilha Terceira, Manuel da Silva. Com menos de quarenta anos de idade, este jovem tem à sua frente um promissor futuro, se souber escolher o seu reportório e ser sempre cuidadoso na sua forma de vestir como demonstrou ser no seu procedimento para com a audiência.
A mesa com os acepipes
Afinal ele pretende ser fadista entre nós e preencher uma lacuna deixada pelos mais conhecidos. Sim, porque para tudo o que seja, há uma época…quer queiramos quer não…nisso não há nada de mal…E contra factos não há argumentos. Amável e cortês soube entreter os convivas que condignamente lhe emprestaram o maior silêncio como alias é costume em momentos da Canção Nacional naquele clube.
O fadista Manuel da Silva e a cançonetista Otília de Jesus
Após o momento de Fado fomos visitados pelo Pai Natal que veio distribuir lembranças às poucas crianças ali presentes. José da Silva, a pedidio de Maria Ficher, voltou a usar da palavra para sobretudo explicar à meninada as dificuldades financeiras do clube, e que por tal razão as lembranças não eram como de costume, mas apenas um sinónimo do amor por elas. Foi então quando Otília de Jesus subiu ao palco para “à sua maneira” entoar as suas canções de Natal às quais se seguiram outras de cariz mais popular que contagiosamente convidaram os convivas a dançar pela noite dentro.
O casal aniversariante Tina Rocha e Francisco Bicho
E assim, de uma forma simples mas agradabilíssima, com a determinação de um grupo de pessoas cheias de boa vontade e amor pela camisola, o Sport Clube Lusitânia de Toronto festejava a chegada do Natal 2008.
As crianças rodeando o Pai Natal com os seus presentes