topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » O Maior Presépio de Toronto


O MAIOR PRESÉPIO DA COMUNIDADE
PORTUGUESA DE TORONTO

Textos e Fotos: Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com


O presépio exterior

A quadra natalícia sempre inspirou os artistas no Mundo em que vivemos. Apesar de todas as vicissitudes porque todos passamos, hoje a globalização e o capitalismo, não conseguiram apagar a fé dos crentes no esperança do Salvador do Mundo que veio até nós há 2008 anos, segundo a história convencionou. Por todo o lado, na cidade mais populosa deste país que dá pelo nome de Canadá, vemos casas enfeitadas, umas com uma simples árvore de natal e outras com luzes rodeando a empena ou a garagem, mas há outras que nos chamam mais a atenção, porque há uma maior profusão de luzes que atrai a curiosidade das pessoas.

O presépio exterior visto de outro ângulo

Um dia destes fomos dar um passeio através de algumas ruas de Toronto e deparou-se-nos, ao circularmos na Caledónia Road, ao nº. 117, um presépio tão profusamente iluminado que não resistimos e parámos para o observar. Mas aguçando um pouco mais o olhar, reparámos que havia uma tabuleta a chamar a atenção das pessoas para o facto de que no interior da habitação havia um outro presépio para ser também apreciado.

José Adriano Borges, o autor do presépio

Não resistimos e batemos ao ferrolho e o proprietário da habitação, Sr. José Adriano Borges, natural da Ilha Terceira e há 21 anos a residir em Toronto, conjuntamente com sua mulher, Délia Maria Barcelos Mendes Borges, eram os proprietários da habitação e são os obreiros daquela profusão de luzes e figuras que não tem conta segundo ele nos referiu. No exterior tem 50 000 lâmpadas, mas no interior, nunca se deu ao trabalho de as contar. O exterior é o chamariz, mas no interior da casa que adquiriu a pensar naquele sonho que acalentava há muito, que era o de fazer um grande presépio para mostrar às pessoas. Toda a decoração levou 5 semanas a executar.

A procissão em primeiro plano

O presépio exterior demorou 3 semanas e o interior foi feito aos «bocados» e demorou duas semanas, porque foi feito «à abrigada». Para além de ser um exímio armador de presépios é ainda ensaiador de danças de Carnaval e no ano de 2006 levou uma dança, que tomou o sugestivo nome de: O drama é o caminho da felicidade, ao Carnaval que se realiza com peculiaridade na Ilha Terceira, seu rincão natal. Esta «aventura natalícia», de construir um grande presépio, começou há 5 anos e todos os anos o números das  figurinhas tem aumentado e hoje é considerado o maior presépio de Toronto.

Outro ângulo do presépio interior

Para o ano vai construir um segundo andar no presépio interior e enquanto tiver vida e saúde e a mulher e os filhos, já encaminhados na vida, - a Sandra do Natal Mendes Borges e o Bruno Adriano Mendes Borges -, o ajudarem, tudo fará para que não esmoreça a concretização do sonho, porque o seu intuito é dar prazer às pessoas deliciando-as com este presépio, porque foi esse o seu principal objectivo.

Uma das visitantes e o seu neto admirando o presépio

Vale a pena visitá-lo, é o nosso concelho. As críticas essas cada um as fará em solilóquio. Daqui enviamos os nossos parabéns ao arquitecto e construtor daquela magnífica obra, que nos recebeu de braços abertos, e desejamos muitos anos de vida e saúde para continuar a fazer nesta quadra festiva do Natal, aquilo que mais gosta... Um Presépio. Como nota informativa, o presépio está patente ao público todos os dias à noite até ao dia de Reis, 6 de Janeiro de 2009.

A cena do presépio no exterior da habitação

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007