topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Associação dos Amigos do Rabo de Peixe


ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO RABO DE PEIXE DO ONTÁRIO

Texto e Fotos: Carlos e Natividade Ledo
Adiaspora.com

 

Grupo coral dos Amigos de Rabo de Peixe


Sempre que se encontra uma alma rabo-peixense, seja onde for, ouvimos falar da Vila de Rabo de Peixe, situada na costa Norte da Ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores. Este lembrado rincão de pescadores e de mestres em vários ofícios é a terra donde vieram os nossos maiores que vivendo em terras ausentes, terras da Diáspora, passam os seus dias com alegrias e tristezas, alegrias por lhe ter sido dado a oportunidade de viver em terras com melhores condições daquelas que usufruíam na sua terra, porque estas são terras de oportunidades, mas, por outro lado, atormenta-lhes dentro do peito a tristeza, por num certo dia já muito distante ter deixado a terra que o (a) viu nascer, alterando assim inexoravelmente o destino da vida, vida essa sempre feita e cheia de opções, mas, o mais importante é nunca esquecer aquele pedacinho de terra, formado por terra e mar que ficou  lá no meio do oceano. Pensando nesta grande saudade e para que as novas gerações nunca se esqueçam das suas “raízes”, em 1998 foi formada uma associação cujo nome escolhido foi: “Amigos de Rabo de Peixe do Ontário”, por um grupo de rabo-peixenses, tendo como seu principal fundador, Afonso Tavares, o grande impulsionador desta fundação. Desde então, esta associação vem-se mantendo com o compromisso de levar a efeito anualmente duas ou três festas.

Marcelo Neves

Para que não se perca esta festa das gentes da Vila de Rabo de Peixe e não só, a colectividade comunitária festejou em grande, o seu Décimo Aniversário, que foi levado a efeito no passado dia 15 de Novembro, no entanto e, fazendo um pouco de história, nos primeiros anos da sua existência, esta festa era realizada no fim-de-semana, coincidente com as grandiosas festas de Nossas Senhora do Rosário naquela Vila, a segunda maior festa da Ilha do Arcanjo, por isso, mais vale tarde do que nunca. Não nos foi possível marcar presença no início, mas colhemos alguma informação das pessoas que foram chegando ao salão para uma noite bem divertida. Esta comemoração teve lugar no “Capitol Banquet Center” em Mississauga, na Província do Ontário, Canadá e o jantar foi servido pela firma “Cabral Catering” enquanto que o som e as luzes estiveram a cargo do T. N T. de Tony Silva. O Mestre de Cerimónias foi Mário Sousa, ex-vocalista do grupo “Os Panteras”. Também esteve entre nós, Artur Martins, Presidente da Junta da Freguesia de Rabo de Peixe que se fez acompanhar de sua esposa, Auxiliadora Martins. Outros nomes estiveram entre nós, dos quais referimos: Gabriel Sousa, poeta e autor da letra da  marcha desta associação; Afonso Tavares, “Amigos de Rabo de Peixe de Montreal” e “Amigos de Rabo de Peixe dos Estados Unidos da América”.

O Mestre de Cerimónias Mario Sousa e Durval Ferreira

O Salão encontrava-se repleto de naturais e oriundos de Rabo de Peixe, cujo número rondava as 740 pessoas. A noite começou com a interpretação dos hinos nacionais do Canadá e de Portugal, assim como o hino do Senhor Bom Jesus, no entanto não devemos esquecer que os Açores também têm o seu hino, mas o mesmo não foi lembrado apesar desta associação ser Açoriana. Marcou presença o artista nas artes das pinturas, José Andrade, natural da referida Vila de Rabo de Peixe, a viver em Montreal, Eduardo Gouveia, que expôs artigos regionais, por ele manufacturados e ainda António Moniz e esposa Eduarda Moniz, tendo sido-lhes oferecido um prato regional recordando a efeméride. Os discursos da praxe tiveram lugar de imediato. Cerca das 23 horas, irrompeu no palco o tradicional Bailinho da referida associação e o grupo coral interpretou a Marcha que tem letra de Gabriel Sousa e musica de Artur Macedo. Após esta exibição subiu ao palco a grande atracção da noite, Marcelo Neves, levando através das suas cantigas uma grande parte do público presente a dar um pezinho de dança, tornando-se a pista demasiado pequena para tantos dançarinos. Aqui aproveitamos para deixar a informação de que Marcelo Neves dará um espectáculo na Vila de Rabo de Peixe no próximo dia 4 de Junho de 2009, por ocasião dos tradicionais festejos que ali se realizam. Agradecemos o convite que nos foi endereçado pelo amigo Paulo Rebelo em nome da associação e desejamos as maiores felicidades para que continuem sempre a preservar a tradição da Vila de Rabo de Peixe e das suas gentes laboriosas.

O Bailinho

 

O casal Filomena e José da Silva comemoraram as bodas de diamante

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007