Está a decorrer, mais um evento cultural, na Casa das Beiras Cultural Community Centre, sedeada no 34 da Caledónia Road, junto à St. Clair Ave., em Toronto, cognominada, desta, de “Costumes e Tradições”.
Momento solene de abertura
É mais uma semana cultural que arrancou no passado sábado, dia 19, pelas 11:30 horas da manhã, no seu salão nobre, com uma cerimónia de desfraldar das bandeiras do Canadá e de Portugal e entoação dos respectivos hinos, seguido de uma visita às instalações daquele edifício sede, biblioteca e museu de artesanato após que foi tempo de convívio com um Porto-de-Honra.
Mesa de honra com o Cônsul geral de Portugal e o Vereador da Câmara de Toronto respectivamente Dr. Júlio Vilela e César Palácio
Esta cerimónia teve a comparência do cônsul geral de Portugal, Júlio Vilela, e do vereador daquele bairro da cidade de Toronto, César Palácio, além de muitos directores, sócios e amigos daquele popular centro cultural beirão da nossa comunidade.
O desfraldar das bandeiras de Portugal e Canadá
Pelas 20 horas daquele mencionado dia realizou-se um jantar com gastronomia regional, com um delicioso borrego assado confeccionado pela chefe de cozinha, Cristina Almeida, vinda expressamente da cidade de Viseu para deliciar o palato desta Semana de festa cultural.
O Vereador César Palácio congratulando
a Casa por mais uma Semana Cultural
Para toda esta semana a decorrer e que tem o seu término neste próximo sábado (dia 26) realizar-se-á diariamente eventos com noite de folclore com diversos ranchos dos quais destacamos Raízes das Beiras, da Nazaré, Académico de Viseu, Arsenal do Minho, serenatas populares de Coimbra pelo Grupo Folclórico de Coimbra, vindo prepositadamente daquela cidade com o apoio, se não erramos, da Inatel, encontro de concertinas, teatro amador pelo Grupo Experimental de Teatro da Casa do Alentejo, sessão de fados com os fadistas João Brito, Nancy Costa, Soraia Medjoubi e Humberto Silva acompanhados pelas guitarras e violas de Manuel Moscatel, Nelson Câmara e Valdemar Medjdoubi, com a alegria juvenil pela Luso Cantuna e do Grupo de Jovens da Casa das Beiras e outros grupos locais como Searas de Portugal e do artista Marcelo Neves.
O Prof. Nelson Correia Borges,
director do Rancho de Coimbra durante a sua alocução
Diariamente, tanto nos almoços como nos jantares a gastronomia beirã estará presente, graças à mencionada Chefe de Cozinha, Cristina Almeida, onde o Entrecosto em Vinha de Alhos, Arroz de Tamboril com gambas, Rancho à Moda de Viseu, Peixe Assado no Forno, Rojões da Costela com Enchidos, Arroz de Cabrito com Castanhas, Lageirada de Polvo e Bacalhau, Arroz de Pato com Frutos Secos, Pescada à Portuguesa, Lombo de Porco Recheado com Farinheira, Chanfana de Borrego, Bacalhau à Lagareiro, Coelho à Caçador e Terra e Mar também “animou” esta semana não só de festa como também de gastronomia.
Seguiu-se um excelente porto de honra
Como se pode ver na lista atrás mencionada é pois de fazer criar água na boca do mais exigente apreciador destes petiscos regionais e a prova está nas largas dezenas de visitantes, pelo menos até ao presente, que atenderam aquelas refeições mais precisamente nos jantares que eram seguidos de espectáculo.
O Presidente do Executivo, António Dias, agradecendo a presença
e participação dos sócios, amigos e convidados
Queremo destacar a actuação do Grupo Folclórico de Coimbra cujo reportório de pesquisa recolha contém muitos trechos, poesia e composições populares do passado, desde o século dezoito ao século vinte, bem como no seu trajar, exclusivamente inerentes àquela zona de Portugal e que graças a um trabalho exaustivo e contínuo tem vindo a ser recuperado e a ser transmitido agora, noutra dimensão, por este grupo cultural liderado pelo professor Nelson Correia Borges que acompanha esta caravana cultural nesta visita a Toronto.
O Cônsul Geral de Portugal, Dr. Júlio Vilela, durante a sua intervenção
É de salientar que este grupo que foi fundado em 1986 e já actuou em diversos países dos quais destacamos o Egipto, Brasil, França, Hungria, Ilhas Canárias e Canadá.
O Rancho Folclórico de Coimbra no palco durante a sua exibição
Outra referência que gostaríamos de deixar aqui foi a intervenção do nosso cônsul geral de Portugal, recentemente empossado nestas funções, que na sua breve alocução afirmou que “Povo sem passado é povo sem futuro” e é com esta afirmação que os nossos clubes e associações radicadas neste grande país de acolhimento, o Canadá, vêm, ao longo de mais de cinquenta anos, realizando estas Semanas Culturais, enraizando e disseminando esta cultura lusa com mais de 800 anos. É um excelente e titânico trabalho destas nossas agremiações que, como esta Casa das Beiras, anualmente vêm realizando em prol das suas regiões, como no presente momento, a da Região das Beiras.
Apreciação da Revista Comemorativa da Casa das Beiras
Estão pois, de parabéns, os seus directores e todos os voluntários do Centro Cultural das Beiras pelo sucesso de mais uma Semana Cultural. Continuem. Não parem pois as nossas Beiras têm muito para mostrar tanto às novas gerações como no intercâmbio com as nossas outras agremiações lusas aqui sedeadas. O trabalho de luzes e som esteve ao cuidado de Steve Ferreira do Five Star Productions.
No momento de entoação dos hinos nacionais de Portugal e Canadá