topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Culturais » Semana do Mar


Página 1 2

Horta, Faial - Açores

SEMANA DO MAR 2008

Paulo Lúis Ávila (Texto) Mário J. Lopes e José Ávila (Fotos)
Adiaspora.com


Este certame é um dos mais badalados a nível turístico do Arquipélago. Faial – Açores é por excelência um ponto obrigatório de visita nesta primeira semana do mês de Agosto, por sinal o mês mais quente do ano, nestas bandas açóricas. A história está visível em cada pedra da calçada que calcorreamos nesta cidade à beira-mar plantada e que tem uma narrativa invejável no contexto ilhéu. Todos sabemos o papel preponderante que este porto, desta cidade-mar desempenhou durante as sucessivas contendas que se aconteceram a nível mundial. Daqui partiram vasos de guerra para combaterem o inimigo escondido ou nas profundezas do Atlântico ou nas diversas baías que por estas ilhas abundavam e ainda hoje proliferam em cada recanto das nossas costas ilhoas. Aqui existiu a primeira base de anfíbios e daqui partiram as primeiras ligações aéreas para a capital portuguesa. Mas tudo tem o seu terminus e da belicosidade dos tempos conturbados de meados do século passado até aos dias que hoje decorrem pensou-se e muito bem reconverter aquele espaço, num espaço de paz e harmonia entre os povos. O iatismo deu uma mão e os habitantes da cidade encarregaram-se de a acariciar, prendo-a com a sua natural simpatia e hospitalidade.

Muitas tem sido as tentativas para que a Horta deixe de ter a hegemonia do iatismo internacional e que deixe de ser o ponto obrigatório, porque o mais conhecido, dos aventureiros que demandam estas paragens. Esta Semana do Mar – 2008, foi mais uma que aconteceu e em nada desmereceu pela sua programação de outras festas que se «forçam» noutras paragens açóricas, porque o mar é o melhor companheiro e o mais apetecível elo de ligação entre os povos. Os habitantes da cidade-mar e todos os que desde o dia primeiro de Agosto, acorreram às centenas à cidade da Horta deram por bem empregue o seu tempo e saíram satisfeitos porque o programa festivo agradou a «gregos e a troianos». Mas para corroborar estas palavras introdutórias passo a descrever os pontos altos do programa que tiveram o condão de aglutinar um diversificado número de pessoas que deram outro colorido e entusiasmo, pela sua maneira de saber estar e participar nos diversos eventos e pela exuberância do seu entusiasmo ao aplaudir as provas náuticas e ou os diversos desfiles e concertos que ocorreram nos espaços a eles destinados. Assim sendo passo a descrever o que se passou entre o dia primeiro de Agosto, (dia extra) e o dia 10 do mesmo mês, começando pelo gesto simbólico da entrega de hortênsias e produtos regionais aos iatistas. A noite foi preenchida com a actuação da banda local, Unânime Dixie Band.

No segundo dia de Agosto, (dia extra), começaram as provas de Canoagem, houve animação de rua, (animação esta que ocorreu durante todos os dias dos festejos), desfile de Grupos Folclóricos, o já famoso caldo de peixe oferecidoaos iatistas presentes na Marina da Horta, a apresentação do III Festival de Folclore da Semana do Mar e a terminar, como em todos os dias aconteceu, a animação, fora de Horas.

No Domingo dia terceiro da semana e do mês de Agosto, houve o Desfile de Filarmónicas e o Desfile dos Participantes no Festival Náutico. Este foi o dia escolhido para a Abertura Oficial da Semana do Mar. Teve lugar também a abertura oficial da Expomar da Feira Regional de Artesanato, da Festa do Livro, do Centro de Exposições e da Feira Gastronómica. Ao início da tarde, teve lugar o encerramento da linha de chegada da regata, XX ATLANTIS CUP – Regata da Autonomia. O bote baleeiro Nossa Senhora das Angústias foi benzido e após a Missa na Ermida da Senhora da Guia, teve lugar o já tradicional cortejo náutico desde a baía do Porto Pim até à baía da Horta, com desembarque da imagem na Marina. Esta é a cerimónia religiosa que esteve no cerne desta Semana do Mar no tocante à parte religiosa. Seguidamente houve a apresentação das regatas de Vela de Cruzeiro da Semana do Mar e a entrega de prémios das provas de Canoagem. Seguiu-se o Desfile de Marchas de São João.

parte musical esteve a cargo do grupo de música popular Margens, da Filarmónica Nova Artista Flamenguense, da Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos e do grupo B@NDA.COM.

Página 1 2

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007