topo
linha2


Fotogaleria
   
» Home » Eventos » Culturais » Centro Cultural Vasco da Gama

Brampton, ON - Canadá

CENTRO COMUNITÁRIO PORTUGUÊS DE BRAMPTON
HOJE CENTRO CULTURAL VASCO DA GAMA INC.
– UM HISTORIAL

João G. Silva (Texto e fotos)
Adiaspora.com


Quando, por volta dos finais do ano de 1980, Afonso Tavares tomou a iniciativa da fundação de um Centro Comunitário nesta então já progressiva cidade de Brampton. Isto logo obteve o bom acolhimento de um esforçado grupo de amigos conscientes da necessidade de um local onde se pudessem reunir, discutir os vários problemas que iam surgindo e ajudarem-se mútuamente na sua resolução, bem como uma gama de actividades de interesse comum.

Animados de tal ideia, logo lançaram uma campanha de angariação de fundos recolhendo alguns milhares de dólares e  os projectos foram igualmente aumentando e resolveram adquirir um terreno para o edifício. Para tal, sem a menor hesitação, recorreram a um empréstimo que foram pagando com o produto de festas, e mais algumas contribuições da nossa gente. Aconteceu, porém, o local onde estava o terreno, estar numa zona que por imposição dos vizinhos ficou interdito para a possível construção, do tão almejado Centro. Os anos foram passando, várias direcções se foram sucedendo e o centro, mesmo sem possuir uma sede, foi continuando a sua marcha realizando festas, piqueniques e ainda representando o nosso país de origem, no festival multicultural, CARABRAM, que anualmente se realiza nesta cidade.

Fundador Afonso Tavares

O ano de 1988 foi dos mais contrubados da vida do Centro. A direcção que havia sido eleita no princípio do ano, desentendeu-se e muitos elementos abandonaram os cargos que voluntariamente aceitaram. Porém, os que ficaram sob a chefia de Liberal Couto, à frente de um novo elenco que vinha animado para dar uma nova dimensão, uma nova vida, para que o centro viesse a ter uma projecção mais consentânea com a comunidade portuguesa, logo após as eleições convocou nova Assembleia Geral a fim de ser proposta a venda do terreno de propriedade do Centro e, com o seu produto, acrescido com capital em depósitos no banco, dar-se início à aquisição de um imóvel onde se instalasse a sede que até então não fora possível concretizar. Com o resultado das eleições de Janeiro de 1989, e alicerçada com autorização e voto de confiança que lhes foram concedidos pela massa associativa, logo a Direcção chefiada por Liberal Couto, se lança na pesquisa do tal imóvel que servisse.

Não foi tarefa muito fácil, mas depois de bem vistos os vários complexos em construção, optou-se pelo do Fisherman Drive. É contratado o jovem arquitecto Gil Gouveia, que elaborou o projecto mais apropriado para as necessidades e possibilidades financeiras do Centro. A 19 de Março de 1989, em cerimónia oficial, com a comparência de autoridades canadianas e portuguesas, foi lançada a primeira pedra para a construção do edifício, com a benção do Rev. Padre Eduardo Manuel Pontes, pastor da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, e com a colaboração da Banda Lira Portuguesa de Brampton, que executou os hinos nacionais do Canadá e de Portugal.

 Só no fim do mês de Setembro, foi entregue o edifício, iniciando-se desde logo os trabalhos dos acabamentos interiores, que viriam a ficar concluídos em meados de Dezembro. Com um luxuoso copo de água se procedeu à inauguração e à concretização do sonho do fundador Afonso Maria Tavares e seus amigos, em 1982. Nesta sessão solene, o presidente Liberal Couto agradeceu a comparência de todas as autoridades, que ficaram encantadas com o gosto e elegância das novas instalações - concebida por Gil Gouveia e em que teve a gentil colaboração de Mariela Pereira, uma distinta profissional em decoração de interiores, que pôs todo o seu esmero no esplêndido trabalho que executou.

Findas as obras de construção, e depois das cerimónias da inauguração da Sede, foi a primeira preocupação da Direcção dar início à secção destinada à 3ª idade, uma  das ambições de todos aqueles que, desde a fundação do Centro até há presente direcção, mais ardentemente desejaram. As senhoras D. Graciosa Santos e D. Conceição Sousa, foram as duas assistentes sociais que prontamente acorreram á colaboração e em Janeiro de 1990, com a assitência de 16 membros, se deu início a primeira reunião convívio. A partir de Fevereiro passaram a contar com a D. Regina Silva, especializada em ginástica aplicada a pessoas  da 3ª idade, de grande benefício físico.

Manuel Alexandre (relações públicas) e Basilio Medeiros (presidente)

Fizeram parte da primeira Direcção que oficializou o Centro Comunitário Português as seguintes pessoas: Afonso Tavares, Joe Câmara, Carlos Rebelo, Artur Oliveira, Manuel Bichão e Henrique Viveiros. Depois destes iniciadores se foram seguindo outras direcções encabeçadas pelos Srs. Duarte Ferreira, Davide Rezendes, Emanuel Viveiros, José Floro (falecido, recentemente), João Amaral e Liberal do Couto (também já falecido). Foram muitos os que se devotaram de alma e coração a este projecto e empreendimento, sem o qual não teria sido possivel tal realização. Foi sem dúvida um belo exemplo e que demostra plenamente a validade da asserção de que a união faz a força.

Faz portanto 25 anos, que este Centro foi fundado pelo pioneiro português de Brampton, Afonso Maria Tavares, natural da Vila de Rabo de Peixe, São Miguel, Açores. Em 2002, este Centro Português liderado pelo Presidente de então, Sr. Manuel Alexandre, muda de nome devido a problemas internos, e passa a chamar-se Centro Cultural Vasco da Gama de Brampton Inc.; cinco anos passados, apesar dos contratempos e dificuldades desta instituição comunitária, o Centro continua de pé a servir a comunidade tendo agora ao leme um novo presidente, Basílio Medeiros, que se preocupa em apelar à união da comunidade no apoio, comparência e participação nas festas e eventos que o Vasco da Gama tem para oferecer aos portugueses de Brampton e arredores.

Quanto a actividades culturais, o  C.C. Vasco da Gama tem ás terças e quinta-feiras eventos para a terceira idade, com transporte gratuito. Os participantes podem reunir-se e passar um dia com os amigos, frequentarem aulas de cidadania e, num futuro próximo, sessões de informação, como investimentos e RRSPs. Também pensam em re-iniciar a escola portuguesa para os jovens.

No dia 10 de Junho de 2007, o C.C. Vasco da Gama levou a efeito, o içar da bandeira de Portugal em frente à Câmara Municipal, com actuações de folclore e a presença do cantor Tony Câmara, conforme reportamos noutro artigo.

Finalmente, deixamos aqui os membros que fazem parte da nova Direcção do Centro Cultural Vasco da Gama Inc., que recentemente tomou posse este ano de 2007:

Direcção:
Presidente - Basílio Medeiros;
Vice-Presidente - Manuel Rodrigues; Secretários - Manuel Alexandre
e Joe Amaral;
Tesoureiro - Isabel Mota

Conselho Fiscal:
Presidente - Davide Viveiros;
Vice-Presidente -Serafim Almeida; Secretária - Sherry Santos

Assembleia Geral:
Presidente - Luís Pacheco;
Vice-Presidente - Carlos Silveira; Secretária - Ana Maria Medeiros
Relações Públicas: Manuel Alexandre e Joe Amaral
Grupo Masculino: José Lindo, Raul Molina, João Lopes, Ross Baptista,
Calisto Mendonça e Francisco Marques.
Grupo de Senhoras: Conceição Rodrigues, Gabriela Molina,
Adelaíde Lopez, Fátima Gomes, Maria Alto, Celeste Correia e Maria Santos.

Para contactos e informação:
Basílio Medeiros - (905) 459 - 6765 ou Manuel Rodrigues - (905) 230 - 2968

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007