Texto e Fotos de: Natividade e Carlos Ledo Adiaspora.com
“Vida em Ebulição” é um projecto para o estudo das Ciências Naturais e Ambientais, incluído no ensino experimental do meio ambiente nos Açores e é também um projecto de estudos Microbianos dos seres que vivem nas Nascentes Termais na Freguesia das Furnas, Ilha de São Miguel, Açores. Este projecto “Vida em Ebulição”, está a envolver alunos do décimo segundo da escolaridade, bem como estudantes do curso Tecnológico e Ambiental da Escola Secundaria Domingos Rebelo (E.S.D.R) em Ponta Delgada, Açores e é composto por um grupo de 8 alunos e 3 professores, que trabalham na investigação e desenvolvimento de vários assuntos Científicos, Económicos e Culturais a nível Regional, Nacional e até mesmo, Internacional.
A comitiva pousando para o fotógrafo
Aqui deixo respectivamente o nome dos estudantes e dos orientadores: Tiago Sousa, João Câmara, Cátia Gaspar, Lucas Medeiros, Renato Ferreirinha, Hugo Cabral, João Paulo Raposo e Ricardo Martins; José Soares Cabral ( E. S. D. R.), Maria Anunciação Ventura (D. R.- U. A. Ç e Paula Aguiar (I. M. A. R / D. O. P. U. A. Ç). Este grupo deslocou-se no passado dia 7 de Maio do corrente ano a Toronto, para no Salão da “Casa dos Açores do Ontário”, palestrarem sobre o nosso Património Termal. No dia imediato iniciou-se o programa pelas 18 horas, com uma exposição de trabalhos. Matthew Correia, o apresentador da noite, chamou ao palco o Presidente da Casa dos Açores, Carlos Botelho, que declarou abertos os trabalhos. O Professor José Cabral e a Dra. Paula Aguiar e os alunos, desenvolveram os seguintes temas: Estudar para Conhecer, Conhecer para Valorizar, Nascentes Termais: Tempo para Relaxar, O Segredo das Caldeiras da Água Azeda, A Beleza e a Fragilidade do Ecossistema Termal, Nascente do Torno; Verde no Meio da ferrugem e O Impacto Cultural das Nascentes Termais das Furnas. Após o desenvolvimento destes temas foi aberto o diálogo e no final houve a habitual troca de lembranças.
Algumas das fotos expostas
Este grupo deixou Toronto no dia imediato com destino a Montreal, onde na Casa dos Açores de Quebec, levou a efeito o mesmo programa e participou a convite do Presidente da Casa, Damião de Sousa, no Quinto Congresso Mundial de Educação e Meio Ambiente, que se realizou entre os dias 10 e 15 do referido mês de Maio, tendo regressado novamente a Toronto para partirem naquele mesmo dia para os Açores.
Paula Aguiar no uso da palavra
Durante a estadia em Toronto, tiveram ainda a oportunidade de visitar os pontos turísticos e os centros das grandes atracções da capital do Ontário e foram ainda recebidos na Câmara Municipal. De louvar a acção dos voluntários e, entre eles, nomeamos: Matthew Correia, Laura Ferreira, Helena Fernandes, Luís Reis, que se disponibilizaram a acompanhar esta comitiva científica.
Luís Reis acompanhado por elementos da comitiva
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.