Helder Medeiros, Mário Serpa, Jorge Terra, José I. Ferreira e José M. Rosa
No dia 30 de Outubro de 2008, na Ilha do Faial, teve lugar a festa da Academia do Bacalhau. O jantar decorreu no Restaurante Medalhas, na cidade da Horta. O serão abriu com uma breve alocução do Presidente da Academia do Bacalhau do Faial, o Sr. Jorge Terra. Este discursou sobre a Imigração Açoriana e a importância das Comunidades Portuguesas no mundo. O brinde efectuou-se em consonância com a tradição da Academia, com os convivas de pé, brandindo os seus copos de vinho, enquanto entoavam o hino: "Com um Gavião de Penacho, De bico para cima, De bico para baixo, Mais acima, mais abaixo, Vai ao centro, bota para dentro!"
À mesa de honra, presidiram José Manuel Rosa, José Ilídio Ferreira, Jorge Terra, Mário Serpa e Hélder Medeiros.
Vai ao Centro, bota para dentro!
Os membros da Academia do Bacalhau afluíram em grande número ao afamado restaurante, onde tiveram o prazer de saborear o Bacalhau à Moda da Zulmira, acompanhado de salada e batata cozida. No final, foi servido um primoroso arroz doce e café aos compadres.
Ao terminar o jantar, o Presidente da Academia do Bacalhau do Faial usou da palavra para informar os presentes dos projectos que a organização pretende levar a efeito, tais como o Jantar de Natal, a inauguração da Academia de Kitchener, e a abertura, num futuro próximo, de mais Academias, nomeadamente no Porto Santo, Fortaleza e Londres. Agradeceu ainda o apoio prestado pela Direcção Regional das Comunidades, que facilitou a deslocação de alguns delegados provenientes de outras Academias, ao último Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, em Toronto. Jorge Terra anunciou que, em 2009, o Congresso Mundial ocorrerá em África, em 2010, em Paris e, em 2011, o Brasil será o país anfitrião.
Outro momento alto do convívio foi a apresentação de um projecto, que visa auxiliar crianças desfavorecidas, em diversas partes do mundo. A campanha de angariação de fundos estende-se a todas as Academias do Bacalhau espalhadas pelos cinco continentes, com os proventos a serem, posteriormente, canalizados para diversas Instituições e Organizações que ajudam estas crianças.
Compadres em Convívio
O Presidente também discorreu sobre o 37º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, realizado na cidade de Toronto, no passado mês de Outubro, e onde se sublinhou a importância de preservar as tradições desta associação global.
Seguiu-se a apresentação dos convidados presentes e uma breve intervenção do convidado de honra, Sr. José Ferreira, presidente do Portal Adiaspora.com, que aludiu ao papel fulcral que a emigração açoriana teve, e continua a ter no mundo hodierno, tendo partilhado, como emigrante, um pouco da sua experiência pessoal com os demais compadres. José Ferreira falou sobre a coragem dos primeiros açorianos que emigraram para as mais diversas partes do planeta, e que levaram para os países de acolhimento as tradições e cultura portuguesas, manifestas nas festas, nos ritos religiosos e na gastronomia. O presidente do portal Adiaspora.com agradeceu o convite da Academia do Bacalhau do Faial e concluiu a sua intervenção destacando a importância dos amigos, em nossas vidas, e o papel fulcral que os emigrantes desempenham no desenvolvimento do seu país de origem.
Após mais um brinde, foi a vez das intervenções dos senhores Rubens, Paulo Pires e Luís Tomé. Todos exaltaram a importância da ajuda ao próximo, de manter os laços de amizade e respeito, e da urgência em arrecadar fundos para socorrer as crianças mais carenciadas do mundo.
Ruben Maximino
Como reza a tradição das Academias do Bacalhau, no final do jantar, o “Carrasco”, Ruben Maximino, aplicou as coimas por incumprimento das normas da organização, as quais proíbem, entre outras, falar-se de política, religião ou negócios, nos seus jantares. Tudo isto decorreu num clima de muita amizade e alegria, com a participação de todos os associados e convidados presentes.