topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Culturais » Carabram 2007


Festival Multicultural ''CARABRAM' 2007''

Pavilhão de Portugal, regressa em grande!

 João G. Silva (Texto e fotos)
Adiaspora.com


O Pavilhão Português, que regressou neste 25º Aniversário do ''CARABRAM' 2007'', ofereceu o seu melhor aos milhares de forasteiros de outras nacionalidades que o visitaram ao longo dos três dias o Festival Multicultural.

A cidade de Brampton realizou o seu festival multicultural ''CARABRAM' 2007'', que completou este ano o 25º Aniversário. Este festival anual de diversidades tnoculturais e etnorraciais arrancou no ano de 1982, com apenas quatro pavilhões, respectivamente da Escócia, West Indies (agora Caraíbas), Itália e Ucrânia.

Este ano, estiveram presentes 16 culturas diferentes, espalhadas por vários pavilhões em toda cidade, durante três dias. Uma variedade de ofertas «à volta do mundo» onde foi possivel visitar e celebrar as várias nacionalidades, seus usos e costumes,  música e culinária.

As novidades deste ''Carabram' 2007'', prenderam-se com a participação, pela primeira vez, da Bulgária e o desejado regresso dos pavilhões de Portugal, Croácia e Canadá. Juntaram-se também, para completar os 16 pavilhões anunciados: Alemanha, Caraíbas, Irlanda, India, Itália, Hawaii, Macedónia, Myanmar-''Mingalaba'', Pakistão, Filipinas, Polónia e Ucrânia.

''Adiaspora.com'' visitou vários pavilhões neste Carabram, e testemunhou que o Pavilhão Português regressou em cheio, e deu o seu melhor do nosso Portugal trazendo mais vida a este festival de culturas; ofereceu um programa bem estruturado no que diz respeito ao entertenimento em palco, apresentação, qualidade e variedades, com espectáculos contínuos, ao contrário de muitos outros pavilhões. Também a nossa culinária foi de excelente confecção, não só no paladar como também na variedade dos pratos confecionados pelo chefe Luís Pacheco e esposa, do ''Catita's Catering''. O prato de camarão, especialmente este, foi de longe aquele que teve mais saída, segundo presenciámos ao longo da nossa visita ao local.

Quanto à nossa doçaria, esta nossa arte específica, esteve a cargo da conhecida padaria da ''Golden Grains'', de D. Margarida Guedes, que ofereceu uma requintada variedade, não faltando os pastéis de nata tão apreciados não só pelos portugueses, como também pelas outras gentes de várias étnias.

Na parte do artesanato, logo à entrada do bem decorado pavilhão Português, constatou-se uma valiosa apresentação, com a história de Portugal, em várias exposições alusivas à efeméride, como ainda as mesas decoradas com peças artesanais feitas pelos nossos artistas comunitários, desde as igrejas, escolas, teatros etc, um autêntico presépio dos Açores tudo feito pelo artista, Manuel Rodrigues, até às violas e guitarras feitos pelo Januário Araújo. A  história de Portugal também fez parte deste pavilhão oferecendo oportunidade aos visitantes de a conhecerem  e a apreciarem, como já se disse.

No que diz respeito ao entertenimento foram três dias muito bem preenchidos. O apresentador foi o Sr. Manuel Alexandre também responsável pelas relações publicas do C.C. Vasco da Gama, que animou com a sua boa disposição o convite aos visitantes a participarem no evento Multicultural. A par da  abertura e fecho do pavilhão com os hinos do Canadá e Portugal, actuaram os artistas: Tony Câmara, Jessica Amaro e as irmãs, Lucy & Bela e o acordeão de David Viveiros.

Na sexta-feira, houve também noite de fado com Tony Câmara e guitaristas. Na música tradicional portuguesa a presença foi do ''Searas de Portugal'', e os Grupos Folclóricos do Rancho da Nazaré, ''As Tricanas'' e Casa do Alentejo, enquanto o som esteve a cargo do DJ ''All Stars''.

Resta-nos dizer que o Pavilhão de Portugal foi visitado pelos júris, responsáveis do Carabram, no sábado ao fim da tarde. Os membros do júri saborearem a culinária que estava patente ao público em geral, assistiram ao entertenimento e recolherem dados para avaliação dos melhores pavilhões em três vertentes: Decoração, Culinária e Entertenimento. Os vencedores serão anunciados no  jantar de gala com todos os grupos de pavilhões que fizeram parte este ano do festival.  Um membro local do parlamento federal do partido Liberal, ofereceu uma placa ao pesidente do Vasco da Gama Cultural Centre, Basílio Medeiros, alusivo à representação de Portugal neste Festival de culturas. O pavilhão de Portugal está de parabéns pela valiosa representação de regresso ao ''CARABRAM'' deste ano de 2007, que teve a responsabilidade dos directores do Vasco da Gama Cultural Centre, o presidente, Basílio Medeiros, assim como Celina Pires, Ana Maria, Manuel Alexandre, Manuel Rogrigues e esposa entre outros, que não pouparam esforços ao receberam milhares de visitantes ao longo dos três dias deste evento anual.

Bem Hajam, e viva a Portugal!

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007