As festividades carnavalescas, são actividades muito populares das nossas gentes, vividas com alegria e muita animação, seja no continente português, Açores ou Madeira. Somos um só povo, que gosta de viver a sua cultura inseridas nas muitas actividades, onde todos falamos a mesma língua, a língua de “Camões”que tanto nos orgulha, e de sermos filhos da pátria portuguesa.
Por todo o nosso torrão natal, o Carnaval não é festa que passe despercebida. Vai sendo passada de geração em geração numa actividade bem tradicional. E certamente que não vai ficar por aqui, a tendência é de crescerem cada vez mais, ganhando mais vida ano após ano, e com muita popularidade, não só nas nossas terras de origem, como também em terras de outras etnias, de culturas diferentes nas nossas, como é o caso do Canadá, que um português ao deixar a sua terra querida, rumo ao Canadá, levou consigo todos os seus usos e costumes, que depois de muitos anos ausentes das suas “raízes” essa mesma cultura continua a fazer parte da vida desse mesmo emigrante.
Por isso em terras canadianas, a comunidade portuguesa também festeja essa quadra carnavalesca, levada a efeito pelas gentes açorianas, destacando os da ilha Terceira, onde esta tradição é mais vivida pelas suas danças e marchas próprias da quadra, atraindo a presença de muitos milhares de visitantes.
E como prova da alegria destas mesmas gentes, no passado sábado dia 17 de Fevereiro de 2007, esta actividade aconteceu nos muitos clubes da comunidade portuguesa em Toronto, vilas e cidades vizinhas, onde há portugueses a viver, com especial destaque para o Sport Club Lusitânia de Toronto, que mais uma vez foi palco para o desfilar de 6 magníficas danças, com brincadeiras muito engraçadas, merecendo umas boas gargalhadas pelos muitos enredos que ali foram desvendados.
1 – A abrir a noite entrou em cena a primeira dança, com uma elegante formação, composta por 18 membros, representando o Clube Graciosa de Toronto e o tema “O Segredo da Confissão” com letra de Ramiro Nunes, e música de Barry Ivo.
2 – Dança do Clube Lusitânia de Toronto, com o tema “Namoro à Porta”, letra de Ramiro Nunes, música do próprio grupo e tendo como mestres Brian Sequeira e Ronaldo Homem. Tomaram parte na dança 26 membros.
3 – Dança, também do Clube Lusitânia de Toronto, com o tema “Três Beatas de Santo António”, letra de João Mendonça, Adriano, José Borges, Madalena Baptista e Rick Baptista,
4 – Dança do Clube Português de Mississauga, com o tema “Quem é que Manda?”, sendo mestre Rogério Mendes. Contou com a participação de 31 membros.
5 – Dança de Toronto, do Restaurante Petisco Português, com o tema: “Se os Anjos descessem à Terra”, letra de João Mendonça; mestre: Jonathan Soveta. Contou com 21 elementos.
6 – Dança do Canadian Madeira Club of Toronto (Casa da Madeira). Assunto: “Companhia de Aviação” com letra de Abel Filipe e Rui Garcia, música de Norberto Arruda. A mestre foi a bonita e simpática jovem Neusa Arruda, uma micaelense, filha de pais também micaelenses, oriundos da Vila de Rabo de Peixe e com um enorme gosto e talento para essa actividade. |
Dizem as nossas gentes mais antigas que “filha de peixe sabe nadar” e ai está o exemplo. Esta dança foi apresentada por Norberto Arruda, que recitou três poemas em memória de um grande amigo, José Manuel Machado, tocador de viola, que recentemente deixou de fazer parte do mundo dos vivos, deixando muitas saudades. Nesta mesma ocasião, Norberto Arruda, pediu um minuto de silêncio em memória do amigo falecido.
Assim foi a noite de carnaval de 2007 no Clube Lusitânia de Toronto com essas 6 lindas danças acompanhadas da mais viva animação, com uma casa bem cheia (cerca de 380 pessoas). O serão arrastou-se até às 4.30 da manhã de domingo dia 18. Todos se despediram com um sorriso alegre, com um adeus de ‘até para o ano de 2008’.
É de realçar ainda que a todas as danças que passaram pelo Clube Lusitânia foi entregue um troféu oferecido pelo clube em jeito de agradecimento.
Voltar para Eventos Culturais |