Todos os fins-de-semana este prestigioso clube português do Centro Cultural Português de Mississauga oferece, aos seus sócios e amigos desta casa, um serão dançante com jantar e muita música com variantes artistas e conjuntos da nossa comunidade.
No passado sábado, dia 17 de Março, o CCPM não fugiu à regra, desta feita para festejarem a tradicional festa da “Matança do Porco”, com baile abrilhantado pelo conhecido conjunto musical “TABU”, que animou a noite de sábado com boa música portuguesa, convidando para a pista de dança muita gente para digerirem o delicioso jantar, houvesse mais lugar na pista pois esta encheu-se rapidamente para darem ao pé, desde os mais novos aos mais velhos.
Como é apanágio, o jantar da “Matança do Porco”, é servido com o conduto deste nosso amigo, que enchia a casa de fartura, aquando das matanças de porco que se realizavam nas freguesias rurais do nosso Portugal de norte a sul, uma tradição que vem dos nossos antepassados e que trouxemos para terras do norte da América.
Depois de uma sopa bem quentinha, foram servidos então os ingredientes do porco, a mais de trezentas pessoas, que saborearam com visível contentamento o repasto suíno, terminando com uma taça de arroz doce e uma boa pinga de tinto.
Apesar do salão não estar cheio, isto devido ao “March Break”, com muito pessoal ausente de férias escolares nessa semana. Mesmo assim a casa estava bem composta. Realçamos também que o presidente Gilberto Moniz, mais a sua comitiva e um grupo de estudantes da escola portuguesa do CCPM, regressaram naquela noite de uma viagem de uma semana aos Açores. Isto aconteceu no quadro de um programa de intercâmbio escolar desenvolvido com um estabelecimento de ensino das Lajes do Pico. Visitaram o Faial, Pico e São Miguel, onde o grupo de estudantes realizou uma visita ao Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, tendo o presidente do Governo Regional recebido a comitiva de estudantes luso-canadianos, que tiraram algumas fotos para a prosperidade com Carlos César.
Por esta razão, o Vice-presidente do Centro, Tony de Sousa, encarregou-se da locução desta festa que correu às mil maravilhas. Venderam-se rifas para um sorteio de uma metade de um porco, assim como também Horácio Domingos e Tony de Sousa fizeram arrematações dos enchidos do porco ao leiloarem a favor do Centro. O conjunto “TABU” fechou a noite com mais música para dançar.
Voltar para Eventos Sociais |