Um pouco por todo o Ontário foi festejado o dia de Portugal nas várias comunidades portuguesas espalhadas pela Província, e a cidade de Brampton não fugiu à regra, onde foi levantada a nossa Bandeira em frente à Câmara Municipal.
Dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, desde o continente português passando pela Madeira e Açores, foi também o nosso dia no passado domingo na linda cidade de Brampton.
A comissão empossada do Vasco da Gama Cultural Centre Inc., levou a efeito no parque das instalações da Câmara Municipal na cidade de Brampton, num belo dia de sol e céu azul, os festejos do dia de Portugal, com a honrosa presença da presidente ''Mayor'' Susan Fennel que elogiou os portugueses daquela cidade pelo seu desempenho no desenvolvimento a nível local e endereçou os parabéns a todos os portugueses e seus descendentes pela celebração do dia do seu país de origem.
O presidente do Vasco da Gama, Basílio Medeiros, ajudou ao içar da bandeira portuguesa no mastro lateral da Câmara, ao som dos acordes dos hinos do Canadá e Portugal pela Banda Lira Portuguesa de Brampton. Manuel Alexandre, responsável pelas relações públicas do Vasco da Gama foi o mestre-de-cerimónias apresentando o programa preparado para estes significativos festejos.
|
Numa pequena alocução, discursou a ''mayor'' local, como referimos acima. De seguida, Basílio Medeiros referiu-se sobre a história de Portugal, num curto trecho, e apelou à união da comunidade portuguesa de Brampton para participarem mais vezes nos eventos realizados pelo Vasco da Gama, porque “a união faz a força” assimcomo é necessário a presença e o apoio de todos os cidadãos para o sucesso da nossa comunidade. Logo de seguida, foi apresentado o artista Tony Câmara (Tabico) que animou a festa com as suas alegres canções e o Grupo Folclórico de jovens de C.C.P. de Mississauga dançou alguns trechos do nosso rico folclore.
Apesar do bom tempo que se fazia sentir, foram muito poucos os portugueses que marcaram presença nestes festejos, numa cidade onde residem mais de trinta mil. Perguntamos: onde está o vosso pratriotismo da alma lusitana? Finalizando esta pequena reportagem resta-nos acrescentar que o som esteve a cargo do ''Baptista'' DJ Services, de Ross and Dave.
Voltar para Eventos Sociais |