Já cheira a primavera, embora ainda com algum frio e neve, no nosso país Canada, a segunda estação do ano, e com ela as mais belas festas da época, levadas a efeito pelas nossas gentes imigradas neste país, terra adoptiva de muitos milhares de Portugueses, vivendo a maior parte na Província do Ontário onde, em todas as cidades e vilas, há, pelo menos, uma alma e coração portugueses, que não esquece por um só minuto a sua rica e linda cultura, como é o caso dos portugueses que vivem na cidade de Georgetown, a norte de Toronto.
Como prova disto o “Sentimento e Saudade”, dos portugueses de Georgetown, abriu a primeira festa do ano com uma noite bem alegre e animada como foi a do Divino Espírito Santo daquela cidade, no passado sábado dia 24 de Fevereiro de 2007. O simpático casal, de origens micaelenses, da freguesia das Capelas, actuais mordomos das Festas do Divino Espirito Santo local, é Hermínio e Fátima Botelho. A festa teve lugar no salão da Huttonville Public School, situada no 2322 Embleton Road, Huttonville na cidade de Brampton.
Pelas 19 horas da noite, as pessoas foram chegando ao local, onde já se encontravam os grandes responsáveis pelo evento, Hermínio e Fátima, cansados mas alegres e felizes, dando as boas vindas às quatrocentas pessoas ali presentes.
O serão iniciou-se com o acordeonista David Viveiros que nos deliciou com uns bons momentos ao som do acordeão. A sonorização som ficou a cargo do “ Electro Sound” e o jantar servido pelo “Catitas Catering”. Antes do jantar ser servido, uma pequena oração, dita pela jovem Sarah Silva, acompanhada do Hino do Divino Espirito Santo pelo David Viveiros e seu acordeão, com toda a gente estavam de pé.
Foi a seguir a essa cerimónia que Fátima Botelho subiu ao palco para lembrar a todos as datas onde se levarão a efeito as festas em honra do Espirito Santo daquela Irmandade em Georgetown: dias 15, 16, 17 do mês de Junho. Foi a vez de David Rodrigues, do “Portugal Mix”, iniciar o espectáculo musical, que começou por apresentar duas bonitas vozes de duas simpáticas irmãs que mostram bons talentos para a canção. São elas Lúcia e Lubélia de Melo, que se saíram muito bem, enquanto que por detrás do palco se preparava a grande atracção da noite: o grande artista profissional que é Marcelo Neves, uma vez mais a cantar cantou e brilhar naquela noite de festa de Primavera, levando quase toda a gente a dar um pezinho de dança. E espectadores de palmo-e-meio não faltaram, alguns acompanhando a música, dançando, enquanto outros preferiram, formar uma roda, sentadinhos no chão, escutando e aplaudindo este famoso artista. Deu gosto de ver aquela gente pequenita a
|
bater palminhas em cada canção que Marcelo acabava de cantar, ao ponto de ele se sentar junto a eles e a cantar em coro.
Mas o centro principal da festa, a Coroa e Bandeira do Espirito Santo, estava muito lindo, decorado com rosas brancas e vermelhas e as tradicionais velas acesas num pequeno altar, aguardando a visita de quem passasse as saudasse como é tradição do nosso povo devoto da terceira pessoa da “ Santíssima Trindade”, o Divino Espirito Santo.
Como forma de ajuda a estas festas foram levados a efeito alguns sorteios e uma arrematação de um carro de bois, tradicional dos Açores, oferecido por Artur Quintanilha, onde também as tradicionais malassadas não faltaram, tudo a favor destas festas.
Foi, sem dúvidas, uma noite maravilhosa, com muita alegria. Riu-se e dançou-se, tudo num bom ambiente, bem familiar. |
Voltar para Eventos Sociais |