No fim-de-semana passado, dias 22, 23 e 24, esta paróquia portuguesa de Mississauga, a pioneira da nossa comunidade nesta cidade, comemorou o seu 32º aniversário. No seu programa além de incluir, como é óbvio, um tríduo religioso foi farta de actividades recreativas com bazares e barracas de comes e bebes além de entretenimento iniciado no sábado, ao cair da tarde, com os artistas luso-canadianos David Melo e Kyla de Brito e um concerto musical pela Banda Filarmónica Lira Portuguesa de Brampton.
|
No domingo após o serviço religioso onde pregou o padre Teixeira Pereira, pároco da Igreja de Santa Cruz de Toronto, saiu a procissão pelas ruas circundantes com os andores do padroeiro desta igreja, o Santíssimo Salvador do Mundo e Nossa Senhora de Fátima, tendo agregado muitas centenas de fiéis que piedosamente e em oração seguiam, quiçá, pagando promessas ou pedindo a intercessão do Divino. O pároco, Carlos Macatangga, acompanhou este ritual solene e religioso tendo tido também a participação de outro reverendo bem conhecido das nossas gentes, agora reformado, o Monsenhor Eduardo Resendes, e no sector musical, integrado nesta procissão, a Banda Lira Portuguesa de Brampton e alguns grupos de oração dos quais destacamos a Legião de Maria. Finalizado este préstito seguiu-se, como no dia anterior, o espaço dedicado ao entretenimento, tendo no palco propositadamente erecto no parque adjacente àquela Igreja, exibições de folclore com os grupos da Nazaré, Académico de Viseu da Casa das Beiras, Brampton, este com trajes e coreografia da Ilha de São Miguel, e, finalmente da Casa da Madeira de Toronto. Este palco contou também a presença do artista local, Steve Medeiros, que encantou os presentes com as suas cantigas românticas algumas do repertório do saudoso Elvis Presley. O som e luzes estiveram ao cuidado de Tony Silva de TNT Productions.
|
Por curiosidade neste evento religioso foi transportada a relíquia de Santo António que, emprestada pelo reverendo Jimmy Zammitt da paróquia da Imaculada Conceição de Toronto, esteve sempre presente tanto na procissão, na missa como na despedida e regresso à sacristia.
Outro facto inédito nesta procissão que percorreu algumas ruas da vizinhança foi que os dois andores que transportavam a imagem do padroeiro e de Nª Srª de Fátima estavam equipados com rodas não sendo necessário transportá-los nos ombros como era no passado.
Segundo apuramos este fenómeno, assim o podemos chamar, aparece no momento em que dificilmente se encontram voluntários mais jovens para substituir aqueles que pelo avançar da idade já não têm a energia e saúde para o fazer.
Deste modo, as imagens podem, sem grande esforço ser incorporadas na procissão e presentes no parque onde se desenrola a actividade religiosa e profana.
Voltar para Eventos Religiosos |