Somos na verdade um povo cultivador e conservador dos nossos usos e costumes e cultor em geral; somos donos de ricos eventos culturais, mesmo vivendo longe das nossas origens. Nem por um só momento esquecemos aqueles pedacinhos de terra deixados para traz; mas a vida teve de ser assim!
A prova e o mais vivo testemunho de toda esta felicidade é que ficou mais uma vez estampada no rosto da comunidade de expressão portuguesa de Toronto, no rosto dos que presenciaram e marcaram bem a sua presença nas grandiosas festividades em honra do Divino Espirito Santo na igreja de Santa Inês em Toronto, que teve lugar no passado fim de semana 25, 26 e 27 do passado mês de Maio.
A abertura deu-se com a reza do terço – que durou toda a semana - no salão da igreja, onde estava lindamente decorado o Trono do Divino Espirito Santo com os Símbolos, Bandeira e Coroa, ornamentado com as mais belas flores naturais colocadas sobre as paredes recobertas em cetim branco.
|
|
Na sexta-feira, dia 25, ocorreu a bênção da carne, pão, massa e vinho, cerimónias feitas pelo padre sr. João Mónico; no sábado, a tradicional distribuição das pensões aos irmãos daquela paróquia e, da parte da tarde, a partir das 19 horas, foram servidas as sopas em honra do Divino Espirito Santo, a todos aqueles que por lá passaram, que rondaram as 600 pessoas. todos tiveram o direito a elas, irmãos ou não daquela paróquia, cozinhadas com boa-vontade, fé, e devoção à Terceira pessoa da Santíssima Trindade. As sopas, antes de serem consumidas foram benzidas com uma pequena oração pelo padre João Mónico, enquanto que, no salão de baixo, depois das sopas houve música para dançar, com o “DJ Midnight Illusion”, e ainda uma maravilhosa e saudável actuação por um grupo de homens que formaram o bailinho com cantares à moda dos pescadores da Vila de Rabo de Peixe, (São Miguel,Açores), tradição esta, única nas ilhas.
|
|
No domingo, foi celebrada a missa solene com pregação do padre João Mónico, que contou também com a presença do sr. Padre Amadeus, seguindo-se as Coroações e a já habitual procissão, que correu o giro normal, com regresso ao salão.
Mais tarde deu-se o espectáculo musical com José Nazário, artista vindo dos Estados Unidos da América, Grupo Folclórico de Santa Inês “Bailares e Cantares de São Miguel” e “Searas de Portugal”.
Foram umas grandiosas festas em Honra do Divino Espirito Santo, levadas a efeito nesta paróquia tão predominantemente lusa de Toronto. Disdtinguiram-se nelas os Mordomos deste ano de 2007, o simpático casal José e Fernanda Creador.
Voltar para Eventos Religiosos |