ORGANIZAÇÃO KUDISSANGA LANÇA DESAFIO
AOS JOVENS ANGOLANOS

A realidade histórico-cultural do povo angolano está íntima e irremediavelmente interligada à da Diáspora Lusa, irmanadas por vínculos linguísticos e um percurso partilhado ao longo de séculos. Por conseguinte, todos nós rejubilamos e sofremos com as vitórias e os reveses do todo o povo angolano.

Foi assim, com todo o prazer e honra, que acatámos ao convite da Organização Kudissanga para assistirmos à Festa-Convívio realizada no salão da Igreja Santa Helena de Toronto no passado dia 30 de Agosto de 2003.

Este acontecimento tinha como objectivo primeiro reunir a comunidade angolana de Toronto, que por ora resume-se em cerca de 3000, e as demais comunidades lusófonas da cidade, em torno do louvável e utilíssimo projecto Kudissanga. Este visa, através da atribuição anual de bolsas de estudo para frequência de Cursos Médios e Superiores a jovens estudantes e estudantes trabalhadores angolanos imigrantes, promover a melhoria das condições de vida e da preparação dos jovens angolanos de modo que estes, através do investimento na sua educação, possam gradativamente vir a competir, lado a lado, com os demais, nos mercados de trabalho e intelectuais da América do Norte.

O Projecto Kudissanga partiu da iniciativa de duas dinâmicas e jovem visionárias, Eneida Contreiras e Isabel Vumi, e foi apadrinhado pela ACO - Angolan Community of Ontario, representada neste evento pelo seu Presidente, Stanislau Boio.


Brian Minogue animou a noite

A noite foi de festa, onde além de um programa de variedades, os presentes puderam saborear alguns pitéus da cozinha angolana, e que culminou com a apresentação das primeiras bolsas Kudissanga a três jovens da comunidade angolana da Província do Ontário.


Acapella pelas vozes de Naila, Caprice, Latoya e Denise

Discurso proferido por Eneida Contreiras

Clicar p/ ver na íntegra