DO CANADÁ AO BRASIL POR TERRA - DIA 38 |
...E A NOSSA EXPEDIÇÃO SEGUE SEU RUMO...
José Ilídio Ferreira (Textos e Fotos)
Adiaspora.com
António Perinú (Fotos)
Sol Português/Voice
Página 1 2
Montevideu, Uruguai, 14 de Novembro – Enveredámos esforços para recuperar o atraso, mas as exigências logísticas da nossa missão informativa, nomeadamente, o processamento de fotos e texto e o seu envio de terras distantes e, por vezes, menos apetrechadas tecnologicamente, assim não permitiu. Mais, a extensa travessia por três países demandou algum descanso. A doença, também ela, bateu-nos à porta. O Osvaldo sofreu uma recaída de uma flebite contraída em Toronto, enquanto o Perinú lutou contra uma broncopneumonia incipiente.Mas nenhum obstáculo ou contratempo é permanente ou insuperável. Assim, imbuídos do espírito de aventura, luta e sacríficio que os nossos antepassados exploradores nos legaram, mais uma vez, nos fazemos à estrada.
À espera do embraque em Puerto Madero (Argentina) - A fila para a fronteira
Adeus ao Chile....
Esclarecimento Imprescindível
António e Luís quase no topo do cerro
Auto-estrada iluminada (420 kms) - Ave. 9 de Julio (7 faixas em cada sentido) - Buenos Aires
Fonteira
Formação rochosa frente ao Aconcágua - Há quem use castanhas....
Homenagem aos caminhos de ferro (Santiago) - Já com friozinho,
na fronteira do Chile com a Argentina
Mendonza, cidade frondosa - Mini-glaciar junto à estrada
O próximo registo do nosso diário, a enviar amanhã ou no dia seguinte, incidirá sobre o transcorrido nos dias de sábado, domingo, segunda e terça, nomeadmente, a nossa visita à cidade de Santiago do Chile, a travessia dos imponentes Andes, na fronteira entre o Chile e a Argentina, a enigmática beleza das pampas, a mui europeizada capital da Argentina, Buenos Aires, a travessia do Rio da Prata até ao Uruguai e o nosso encontro com os açorianos de San Carlos de Maldonado.
Colorido em manhã cinzenta
Como podem imaginar, há muito para relatar, pois esta parte do mundo está repleta de cor, fascínio e riqueza cultural resultantes do cruzamento de etnias nativas com elementos europeus e africanos. E sempre presente, o eterno rastro da lusitanidade, dispersa por esta bandas pelos nossos intrépidos conterrâneos de outros tempos.
E a gente vai atrás deste.... - E a montanha pariu um rato!.
E que viva Portugal! - aqui e na Moita do Ribatejo....
Em frente a La Moneda, Palácio Governamental (Chile) - Entrada do molhe
de Puerto Madero
Entre família - Espaço de amar!
Palavras de agradecimento
Agradecemos as mensagens de apoio mais recentes: Mário Lino, Sporting Clube de Portugal, Lisboa/Alcochete, Portugal; Henrique Goínhas, Almeirim, Portugal; Odete e José Veiga da Fonseca, Lorvão, Coimbra e Toronto); Natasha Santos, Toronto, ON, Canadá); Norima da Rosa, Faial, Açores, Portugal; António Pereira, Brampton, ON, Canadá; Tânia de Sousa, Burlington, ON, Canadá e José Arruda, Montreal, Quebeque, Canadá.
O nosso muito obrigado!
Página 1 2
Voltar para Diário de Bordo |