Leo Machado, no momento seguinte, apresentou a “RIAC” aos presentes. Com a incumbência de promover a utilização deste valioso serviço entre as populações açoriano-portuguesas locais, aquele jovem e dinâmico dirigente associativo esclareceu qual o papel e função daquele organismo. A RIAC (“Rede Integral de Apoio ao Cidadão”) é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores que, nos seios das comunidades da diáspora açoriana, se incumbe de facultar serviços apensos à cidadania portuguesa e regional, tais como a expediência documental e burocrática.
Isabel Gomes, Jornalista da RTP-Açores
discorrendo sobre " As Novas Tecnologias"
Quinta-feira, dia 5. “Noite da Juventude”. Os jovens são assunto prioritário nas preocupações comunitárias, pela necessidade premente de os mobilizar para a actividade sociocultural nas Comunidades. A intervenção de Isabel Gomes, jornalista da RTP - Açores, elucidou os presentes de como “As Novas Tecnologias” desempenham um papel fulcral neste âmbito, e no aproximar dos jovens luso-descendentes com os seus pares nos Açores. Apropriadamente, e em sintonia com o espírito juvenil daquele serão, as belas vozes das jovens artistas luso-canadianas, Liz Soares e Inês Henriques, proporcionaram o apontamento musical da noite.
Doutor Victor Rui Dores palestrando
sobre as variantes dialectais dos Açores
Sexta-feira, dia 6. Subordinado ao subtema “Falando a Nossa Língua”, a intervenção do Dr. Victor Rui Dores incidiu sobre as variantes dialectais do falar açoriano. Conjugando a abordagem académica com a popular, Victor Rui Dores deliciou a plateia com a leitura de cartas da Imigração remontantes às décadas de 50 e 60, emulando eximiamente os sotaques que caracterizam cada uma das nove ilhas componentes do arquipélago açoriano. Antecedente à prestação de Victor Rui Dores, a Prof. Manuela Marujo do Departamento de Português da Universidade de Toronto, subiu ao pódio para informar os presentes da acção pedagógica divulgadora da Açorianidade levada a efeito naquele estabelecimento de Ensino Superior. Carlos Alberto Moniz, notabilíssimo artista musical terceirense e conhecida personalidade da televisão portuguesa, entreteve a plateia com as suas belas rendições de trechos populares dos Cancioneiros Português e Açoriano. Acompanhado ao violino pela talentosa Natália Juskiewicz, música de origem polaca residente actualmente em Portugal, Carlos Alberto Moniz e a sua aveludada voz levaram a assistência ao rubro, tendo recebido repetidas ovações de pé.
Carlos Alberto Moniz,
acompanhado da jovem violonista Natália Juskiewicz
No sábado, dia 7, realizou-se o Jantar de Gala comemorativo do XXIV Aniversário da Casa dos Açores do Ontário. Depois de um belo jantar, deu-se a cerimónia de entrega dos Açores de Ouro e Prata. Estes galardões são anualmente atribuídos a personalidades de raiz açoriana que se destacam pelo seu contributo à sociedade. Este ano, foram contemplados a artista luso-canadiana, Nelly Furtado; o Administrador do Sindicato Local 183, Durval Teixeira; o arquitecto Paulo Cunha; e ainda o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila. Este último contemplado, assim como Nelly Furtado, não puderam estar presentes, fazendo-se representar pelo casal David e Quitéria Correia e por Kelly Araújo, respectivamente. Foram galardoados com o “Açor de Prata” o Sr. Luís Reis, Vice-Presidente do Grupo da Terceira Idade da casa aniversariante, e José Amaral, um dos seus fundadores.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
A noite acabou em alta, com a actuação do artista convidado, Carlos Alberto Moniz, acompanhado da bela Natália. Sua filha, Lúcia Moniz, cantora e actriz, presentemente em Toronto para a rodagem de uma longa-metragem, subiu ao palco para, com seu pai, cantar um harmonioso dueto evocativo das lides do mar nos Açores.
O Chico Mentiroso (Victor Rui Dores) apimentou
a actuação de Carlos Alberto Moniz com a sua brejeirice bem à açoriana
Nesta noite de festa açoriana, marcaram presença diversas individualidades do teatro político federal e provincial canadiano: Mário Silva e Peter Fonseca - este último presente também enquanto representante do Primeiro-Ministro do Ontário, Dalton McGuinty – e ainda os deputados provinciais Charles Sousa, Olivia Chow e Adam Giambrone. De destacar a presença do Estado Português e Governo da Região Autónoma do Açores nas pessoas de Dr. Júlio Vilela, Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, e Paulo Soares, em representação de Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional.
Lucília Simas, Charles de Sousa, Peter Fonseca,
Carlos Botelho, Dr. Júlio Vilela, Paulo Soares e Mário Silva
Os apresentadores da semana foram Matthew Correia, Helena Cardoso, Melissa Simas, Nellie Pedro, Liz Soares e Avelino Teixeira, com a apresentação do programa de Sábado a cargo da Jornalista da RTP - Açores, Isabel Gomes. O bolo de aniversário foi confeccionado por Jacks Bakery, e o jantar de sábado servido por Cabral Catering. As empresas All Stars e TNT Productions providenciaram os equipamentos e serviços de som e luz.
Carlos Alberto Moniz, Lúcia Moniz na companhia
do Director do Portal Adiaspora.com, José I. Ferreira
Foi, sem qualquer dúvida, uma semana cheia de festa e boa animação. Todos os dias, no final do serão, não faltaram os comeretes e beberetes açorianos, desde o licor de maracujá às tradicionais mal-assadas, pé de torresmo, chouriço, inhame e queijo, entre muitas outras iguarias regionais.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Resta-nos agradecer o convite, o qual retribuímos com votos de muito sucesso para esta colectividade, da qual muito nos orgulhamos. Esperamos que a Casa dos Açores do Ontário continue a somar muitos aniversários e semanas culturais, na sua agenda de actividades, e a servir as culturalidades açorianas em terras do Canadá por muitos mais anos.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: