GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES PRESTA HOMENAGEM
AOS PIONEIROS DE '53

(15 a 22 de Novembro de 2003)

Por José Ferreira - Adiaspora.com


O Grupo de Pioneiros Açorianos e esposas, o Presidente do Governo Regional
dos Açores, Dr. Carlos César, sua esposa, Dra. Luisa César e a Directora
Regional das Comunidades, Dra. Alzira Serpa Silva.

As celebrações que decorreram ao longo do corrente ano por todo o Canadá a assinalar o Cinquentenário da Imigração Oficial Portuguesa para o Canadá estão prestes a findar. Numa condigna e merecida homenagem, o Governo Regional dos Açores encerrou com chave de ouro esta vaga de comemorações. A convite daquele órgão governativo, deslocaram-se de Toronto àquele arquipélago oito pioneiros de origem açoriana. Foram estes: Manuel Arruda de Toronto, Afonso Tavares de Brampton, Manuel Vieira de Mississauga, Armando Vieira e António Moniz do Couto de Montreal, João Martins de London, Ontário, Jaime Barbosa de Surrey, BC e Manuel Pavão de Kitimat BC. Juntaram-se à comitiva as suas esposas, as Senhoras Odília Arruda, Inês Tavares, Maria Manuela Vieira, Maria de Lurdes Vieira, Maria Odília do Couto, Inês Martins, Inês Barbosa e Maria Pavão. O Professor José Carlos Teixeira, conhecido e conceituado docente universitário da Universidade de Toronto, que tem, ao longo dos últimos anos, efectuado uma aprofundada e abrangente investigação sobre a temática da Emigração Açoriana no Canadá, foi convidado a integrar-se no grupo.

Dia 14 - Aglomeraram-se estes no Aeroporto Internacional Pearson, onde o reencontro, para alguns a separação já somava 49 anos, foi deveras emocionante. Abundaram os abraços fraternos e lágrimas de saudade entre aqueles intrépidos açorianos que partiram de Portugal no navio Saturnia em 1953 com pouco mais do que um punhado de sonhos na algibeira. Finalmente, e graças a esta louvável iniciativa do Governo Regional dos Açores e da Direcção Regional das Comunidades presidida pelo Presidente Carlos César e a Dra. Alzira Serpa Silva, respectivamente, os nossos Pioneiros lograram reviver velhos tempos e aventuras que constituíram os primeiros passos dados na Emigração Portuguesa no Canadá e que rasgaram novos horizontes para os muitos que os sucederam.

Os Pioneiros, acompanhados de suas esposas, embarcaram rumo à terra berço no voo 300 da SATA Internacional. Uma vez abordo, o reencontro prolongou-se num constante vaivém enquanto os Pioneiros saltitavam de banco em banco numa salutar troca de experiências vividas desde a sua chegada a Halifax na noite de 13 de Maio de 1953 ao momento presente. Fizeram-se vidas, constituíram-se famílias e angariou-se um valioso espólio histórico-social que agora se compartilhava durante aquele voo transatlântico.

Dia 15 - A primeira escala desta visita oficial foi à cidade de Ponta Delgada onde a comitiva chegou pelas 7 da manhã do dia 15 de Novembro, tendo sido recepcionada no Aeroporto por uma delegação da Direcção Regional das Comunidades. Seguiu-se um período de apresentações e convívio no recinto do Aeroporto enquanto se aguardava a chegada de um voo vindo da cidade de Bóston, EUA, no qual viajava o grupo "Saudades dos Açores" composto de emigrantes com idade igual ou superior aos 65 anos, ausentes dos Açores há mais de 20 anos.

A vinda destes últimos resultou de uma louvável iniciativa promovida pela Direcção Regional das Comunidades cujo objectivo era reunir estes à comitiva dos Pioneiros do Canadá. Integraram o grupo: Maria Gaipo, Elvira Silveira, José Rebelo e Cecília Ramos da Califórnia, Maria dos Anjos Ouriço Botelho de Fall River, Maria Sofia Silva e Maria Helena Rodrigues de New Bedford. A Directora Regional das Comunidades, Dra. Alzira Maria Serpa Silva, deu oficialmente as boas vindas aos convidados em nome da Região e dos seus órgãos governativos.

Reunidos todos os elementos, foi altura de partir para o Hotel São Miguel Park onde ficariam alojados durante a estada de dois dias na Ilha de S. Miguel. Pelas 13.00, seguiu-se um almoço fraterno no hotel. Pelas 16.30 foi vez de sair rumo ao Palácio Santana onde, pelas 17.00, teve lugar a cerimónia de Homenagem aos Pioneiros.


A Dra. Alzira Silva a acompanhar os convidados ao Palácio de Santana.


Subindo a escadaria nobre do Palácio de Satana.

O Dr. Pedro Lima incumbiu-se de dar as boas vindas aos convidados no seu discurso de abertura.


O casal César e a Dra. Alzira Silva dando as boas vindas ao Pioneiro Manuel Pavão.

 

De seguida, usou a palavra o Dr. José Carlos Teixeira que, na sua intervenção, traçou o perfil dos homens que compuseram aquele primeiro contingente de emigrantes, as razões pelas quais optaram pela emigração e os obstáculos e dificuldades vivenciadas à sua chegada. Mais realçou que foi devido ao espírito indómito e aventureiro destes Pioneiros que se abriram as portas do Canadá às gerações açorianas que, posteriormente, optariam por se fixar neste país. Focou ainda o largo contributo que os Pioneiros de origem açoriana, conjuntamente com os demais oriundos de outras regiões portuguesas, prestaram na edificação de uma comunidade portuguesa no Canadá que hoje soma cerca de 500,000, dispersos pelo vasto território canadiano de costa a costa.


O Prof. Dr.José Carlos Teixeira discursando no Palácio de Santana.

Por sua vez A Dra. Gilberta Rocha, docente da Universidade dos Açores e deputada regional, delineou o percurso das movimentações migratórias do povo açoriano ao longo dos tempos. Terminou por lançar um apelo para que todos os açorianos enveredassem esforços no sentido de se aproximarem na partilha das diversas e diversificadas experiências, contribuindo desta forma para o enriquecimento do seu futuro colectivo.


O Chefe de Protocolo, Dr. Pedro Lima, Prof. Dr. José Carlos Teixeira, Pioneiro Afonso Tavares,
Presidente Carlos César, Dra. Alzira Silva e Dra. Gilberta Rocha.

Clicar aqui p/ver o discurso da Dra. Gilberta Rocha na íntegra

O Pioneiro Afonso Tavares complementou a intervenção do Prof. José Carlos Teixeira com um depoimento pessoal, exemplificando, através das suas experiências, as várias dificuldades e barreiras que encontrou como um açoriano deslocada em terra estrangeira, de língua e costumes bem distintos dos que conhecera na sua terra natal, demonstrando ainda, na sua pessoa, o espírito empreendedor e a força anímica destes homens simples que lograram singrar em face de tamanha adversidade. Mais deliciou a assistência com uma esplendorosa e comovente rendição de quadras de sua autoria, cantadas na dulce voz da saudade do emigrado.


Assistindo à cerimónia solene no Palácio de Santana.

Ai, há quantos anos
Que eu parti chorando
Deste meu saudoso
E carinhos lar.

Foi há vinte, há cinquenta
Nem eu sei já quando
Minha velha ama
Que me estais fitando
Canta-me cantigas
Para eu me lembrar

Canta-me cantigas
Manso, muito manso
Tristes, muito tristes
Como à noite o Mar.

Nunca eu saíra
Do meu ninho estreito
Minha velha ama
Que me deste o peito
Canta-me cantigas
De fazer sonhar

Canta-me cantigas
Viemos para vos abraçar
Somos os Pioneiros
Vindos do Canadá

Canta-me cantigas
Para eu ver se alcanço
Que a minha alma durma
Tenha paz descanso
Quando a morte um dia
Me vier buscar.


O Pioneiro Afonso Tavares prestando o seu depoimento pessoal.

No seu discurso, o Presidente Carlos César, num tributo sentido aos Pioneiros, abordou a dicotomia que todos os que partiam albergavam no peito, "o desejo de partir e a ânsia de retornar". Aludiu ainda aos sonhos de progresso acalentados pelos que emigravam naqueles tempos difíceis do regime ditatorial de Salazar, deixando para trás "o isolamento e a opressão" a que os Açores foram votados durante anos.


O Presidente Carlos César prestando homenagem aos Pioneiros.

Falou de como a experiência angariada nos mares do mundo nas Descobertas do Brasil, África e América preparara os açorianos que integraram o grupo de Pioneiros Portugueses de 1953 e de como a sua infinita capacidade de sublimação do sofrimento, a sua fé, persistência e invenção transplantara, em suas grandes almas, a pequenez dos Açores no vasto mosaico multicultural do país que os acolheu; de como, agora de regresso à terra que os vira partir, encontraram "nove faróis" iluminados pelo progresso e desenvolvimento e pela conquista da maturidade autonómica rumo ao sucesso e à justiça social, motivo para que os que partiram possam orgulhar-se dos que escolheram permanecer nas ilhas. O Presidente Carlos César terminou esta sentida e calorosa homenagem por agradecer aos Pioneiros "por terem feito dos Açores um mundo."

Clicar aqui p/ver o discurso do Presidente Carlos César na íntegra


O Dr. Carlos César e esposa em convívio com o Pioneiro
João Martins e esposa após a entrega de uma medalha comemorativa.

Seguidamente, o Presidente do Governo Regional dos Açores e sua esposa, Dra. Luísa César procederam à entrega de medalhas comemorativas aos Pioneiros, de uma rosa branca às esposas, e lembranças aos membros do grupo de seniores "Saudades dos Açores" vindo dos EUA, após o qual teve lugar um espaço de convívio durante o qual os homenageados tiveram oportunidade de contactar com representantes da comunicação social ali presentes. A sessão finalizou com a foto de família na escadaria do Palácio Santana.


O Grupo "Saudade dos Açores" dos EUA, Dr. Carlos César, Dra. Luisa César, Dra. Alzira Silva

O grupo de convidados deslocou-se ao Palácio da Conceição, onde, pelas 19.00, assistiu a uma belíssima exposição "Halifax à Vista" compilada pela jornalista e investigadora. Dra. Humberta Araújo, evocadora do percurso encetado no navio Saturnia em 1953. O certame, que estará patente ao público até o dia 30 de Dezembro de 2003, dispõe de um riquíssimo espólio de fotografias, documentação e textos alusivos a esta primeira vaga de emigração oficial portuguesa para terras do Canadá e da qual a Dra. Humberta Araújo foi exímia guia, tendo facultado aos presentes, entre os quais o Dr. Carlos César e esposa, e a Dra. Alzira Serpa Silva, uma detalhada e eloquente explanação da amostra. Foi visível nos rostos dos Pioneiros a emoção que estas imagens suscitaram ao reviverem aqueles velhos e saudosos tempos. Uma exposição a não perder!


Explanação da exposição "Halifax à Vista"
pela jornalista Dra. Humberta Araújo - Palácio da Conceição.

Os Pioneiros foram mais obsequiados com um jantar de gala no Palácio da Conceição oferecido em sua honra pelo Presidente Carlos César. Presente membros do Governo Regional e outras individualidades, entres os quais os Cônsules dos Estados Unidos e Canadá nos Açores, e representantes da comunicação social açoriana e do Canadá.


Jantar de Gala no Palácio da Conceição.

Dia 16 - De manhã, pelas 10.00 horas, após um bom pequeno-almoço, a comitiva saiu para um belo passeio turístico à ilha de São Miguel com paragem para o almoço no Hotel Terra Nostra nas Furnas. Assim, os Pioneiros e o grupo de seniores dos EUA tiveram oportunidade de visitarem algumas das mais belas paisagens do arquipélago açoriano. À noite o regresso ao hotel S. Miguel Park.

Ver próxima página