| ||
Foi pena que os agentes de viagens terem, salvo raras excepções, ficado pelo silêncio, quando aquele Administrador, abertamente sugeriu, ou pediu, àqueles membros presentes da industria transportadora que lhe formulassem as devidas perguntas ou apresentassem os possíveis problemas existentes directamente ligados aos serviços daquela companhia de aviação e que afectasse os membros da comunidade. Pelas 11:00 horas da manhã foram apresentadas as conclusões dos trabalhos deste Conselho Mundial das Casas dos Açores que abaixo se transcreve na íntegra: Pelas 15:00 horas teve início o almoço de encerramento, na sede da Casa dos Açores de Winnipeg, presidido pelo Embaixador de Portugal, que contou com mais de 400 pessoas, e onde foi servido a tradicional sopas do Espírito Santo. No final deste sempre delicioso repasto tão à maneira das gentes açorianas, foi tempo do Professor Doutor José Carlos Teixeira, docente da Universidade de British Columbia, Kalamalka Campus, um investigador da Imigração portuguesa no Canadá e já com alguns trabalhos publicados neste campo nos últimos anos, quando então residente em Toronto, fez uma pequena mas interessante alocução sobre a emigração portuguesa na Diáspora (ver parte do discurso clicar aqui)
Inserir a intervenção da Dra. Alzira Serpa Silva Seguidamente foi a vez do Embaixador de Portugal, Dr. Silveira Carvalho, ter apresentado um breve e temático discurso sobre a presença portuguesa no Canadá para encerramento daqueles trabalhos e que pelo conteúdo interessante abaixo o inserimos:
Terminado o tempo dos discursos foi chamado à tribuna o Professor Doutor José Carlos Teixeira onde lhe foi entregue a Medalha de Mérito do Conselho Mundial das Casas dos Açores em reconhecimento pelo empenho e amor que este catedrático se vem empenhando e divulgando - a Região que o viu nascer, os Açores. Conhecedores da obra que o homenageado vem, ao longo dos anos, num estudo moroso e cientifico, projectando as realidades e aspirações não só do povo português mas também das gentes oriundas dos Açores, cremos que é bem merecedor destas honrarias como foi, em data recente, recipiente da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Governo Português. O representante da Casa dos Açores do Norte Dr. Ponciano Castanheira de Oliveira, leu a mensagem do Presidente daquela Casa dos Açores na Zona Norte de Portugal elogiando o trabalho que o Prof. José Carlos Teixeira vem incansavelmente desempenhando em prol das Comunidades Portuguesas na Diáspora.
Já ao findar da tarde procedeu-se à entrega de recordações e lembranças aos participantes deste Conselho Mundial e à passagem do testemunho pelo Presidente cessante, José Santos, de Winnipeg, assim como à entrega da bandeira do Conselho Mundial das Casas dos Açores ao Presidente empossado, interinamente, deste Órgão representativo dos Açorianos espalhados pela Diáspora, José Luís Pacheco, de Nova Inglaterra (East Providence).
No encerramento deste Conselho Mundial foi a vez dos delegados participarem, como espectadores, nas celebrações da V Semana Cultural dos Açores que, desde há uma semana, vinha decorrendo na Casa Açoriana de Winnipeg. Ali actuou diversos ranchos folclóricos e artistas locais dos quais destacamos a Maria José, uma excelente interpretante do fado, o João Pimentel que, na nossa opinião, é um óptimo animador possuindo, na sua “bagagem”, um vasto reportório de música popular e regional; o jovem Jordan Correia, não olvidando, obviamente, a bonita voz, e figura também, de Maria dos Anjos (Kingston/Ontário) pois trajava à moda da Terra dos Bravos, Ilha Terceira, donde é oriunda. Actuou também o grupo de jovens, Toque de Saudade, vindo expressamente da Califórnia (USA). Para animar e finalizar aquela festa, tivemos, com fartura, música para dança (a chamada música DJ), que muita gente aproveitou para, desta maneira, auxiliar na digestão de tão delicioso repasto e mostrar, ao mesmo tempo, as perícias na arte de “dar ao pé”, que alguns delegados ali presentes foram exímios, uns autênticos “mestrados” neste campo. Página Anterior ........... Página Inicial
| ||