Página: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9

4.º Dia – Domingo, 13 de Agosto – Por mais incrível que pareça, não escaparam, mesmo de férias, os noticiários da CNN, TVE (España), RAI (Itália) e TV5 (Quebeque e Europa Fracófona). Era a carnificina horrorosa no Líbano e as primeiras fotos de Fidel Castro, no seu leito hospitalar, a receber a visita do presidente venezuelano Hugo Chavez a levar-lhe presentes e companhia para o 80.º aniversário do presidente cubano.

.....
Agave do México e Palmeiras das Ilhas Mascarenhas – Hotel Blau

Mas houve tempo de praia, com mergulhos em águas límpidas e tépidas a o observação do muito que melhorou o acesso a estas praias onde, há uma dúzia de anos atrás, o turista – sobretudo o masculino – era assediado sem descanso por bandos de jovens, conhecidas por jineteras, assumindo que todo o varão entrado na praia ia à procura de sexo... Mudou muito esse assédio na área, algo que é louvável e de registo. E isso foi conseguido mesmo sem demarcação física dos areais, com livre circulação de cubanos e estrangeiros, em ambiente solidário e de confraternização! Assim, sim!

.....
Rapazinhos (Portugal) ou Lágrimas de Cupido (México) e Palmas jovens – Hotel Blau

Este domingo, ainda de adaptação, foi jornada calma mas de planeamento sério. Ou seja: o José Ferreira estava aqui pela primeira vez e em vista da satisfação que ia exprimindo pelo que visitava e se apercebia, tinha de ver um pouco mais. Daí se determinaram os dias seguintes e as excursões a fazer. Como isto é um diário de viagem, descomprometido mas de registo importante, cabe fazer um parêntesis.

.....
Flor da Planta Sombrinha e As eternas Buganvílias – Hotel Blau

É a segunda vez que empreendemos uma viagem juntos e embora nos conhecêssemos há anos, não tínhamos conhecimento aprofundado um do outro. Espontaneamente descobrimos uma afinidade bem rara que é a de uma excelente compatibilidade em viagem. Algo que não é comum. O José tem idade para ser meu filho, temos vivências e experiências diferentes mas, tal como certos vinhos raros, viajamos bem. Daí que facilmente chegamos a acordo, comunicamos bem e isso é fundamental. Tanto em férias (neste caso) como em trabalho (a jornada do Brasil, em Maio passado).

.....
Alfarroba verde e Palma Real (Árvore nacional de Cuba) – Hotel Blau

Recordando a minha visita em 1994, sugeri uma excursão à histórica Baía dos Porcos, ao aldeamento Taíno (aborígenes cubanos já extintos) e à quinta de criação de crocodilos de Guamá. O que ficou decidido para segunda-feira. Planeámos também a terça para ir ao Varadero e reservámos a manhã de quarta para voltar a Havana. Praia e piscina deixaram de ser prioridade absoluta e ao Zé importava ver zonas rurais para fazer uma ideia melhor de Cuba.

Página Anterior ........ Próxima Página